Saltomafobia: O homem que tem fobia de ketchup

Lee Sentino, 24, tem uma reação física a todos os tipos de molho ou condimento, e se recusa a comer qualquer "alimento molhado". O problema é grave e o afastou de desfrutar dezenas de pratos saborosos.
Seu amigo comentou que ele começou a engasgar, se sentir doente e transpirar frio quando era colocado em contato com ketchup, molho, creme, etc.
Sentino não se lembra quando a fobia começou, mas quando ele ainda era bem jovem, sua família precisava evitar oferecer-lhe alimentos úmidos ou molhados, preparando sempre refeições secas.
Eu realmente não sei por que eu tive esta fobia, mas eu costumava brincar que a minha mãe me perseguia ao redor da casa com uma garrafa de ketchup Heinz", disse em entrevista ao DailyMail.
Ele prossegue: “Eu posso comer como todo mundo, no entanto, a minha comida precisa ser seca. Se minha família está comendo lasanha, eu preciso ter uma refeição separadaSe me oferecem algo que não posso comer, vou vomitar e sentir que meu corpo está rejeitando”.
  Sua fobia, que já persiste por mais de 10 anos, tornou-se motivo de preocupação por parte de amigos e familiares, mas ele afirma que nunca procurou um profissional para se consultar sobre isso porque se sente bem e acha que é “bom viver assim para sempre”.
Ele afirma ainda que após exposição na internet, recebeu um grande número de comentários, o que serviu apenas para aumentar sua ansiedade sobre o tema.
Seus encontros sociais tornaram-se cada vez mais difíceis: “Tem sido um problema ir a restaurantes porque a maioria dos menus, se não todos, não são adequados para as minhas necessidades. Eu me lembro da vez que fui a um restaurante italiano e pedi apenas uma tigela de macarrão, quando fecho os meus olhos ainda posso ver o olhar de desgosto da atendente”.
Em 2013, ele começou a lutar contra a fobia e teve melhoras conseguindo comer alimentos como torta, pudins e algumas sobremesas. Seu problema parece estar centralizado principalmente no ketchup: “O pensamento de ver ketchup engarrafado e outros molhos me faz sentir enjoo, da mesma forma que cremes em geral são demais pra mim”.
Apesar de pouco conhecida, a fobia de ketchup não é tão rara quanto parece. Inúmeras pessoas ao redor do mundo afirmam sentirem completa aversão do mais famoso molho de tomate do mundo.
Um dos casos mais famosos está o do mundialmente conhecido Alastair Campbell, ex-médico e jornalista britânico. Ele declarou na mídia, recentemente, que a condição chama-se saltomafobia, e quando atinge níveis extremos é conhecida como equusmortusfobia.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo