Unicamp e Unesp estão entre as 100 melhores instituições com até 50 anos

As duas universidades estaduais de São Paulo fundadas há menos de 50 anos foram incluídas na lista das 100 melhores instituições "jovens" do mundo. O ranking, divulgado na quarta-feira (30) pela revista britânica Times High Education (THE), analisou as universidades com menos de meio século de história por meio de 13 indicadores de performance (veja o ranking). Na segunda-feira (28), a Unicamp havia sido incluída na lista de 50 melhores universidades com menos de 50 anos, elaborada pela consultora QS

Pelo ranking da THE, a Unicamp, fundada em 1966, ficou na 44ª posição, enquanto a Unesp, criada em 1976, foi colocada no 99º lugar. As duas são as únicas instituições brasileiras e da América Latina a figurar na lista. A Universidade de São Paulo (USP), geralmente a brasileira mais bem colocada em rankings internacionais, não entrou na lista porque foi fundada há 78 anos, em 1934.
Campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Foto: Antoninho Perri / Ascom /Unicamp)Campus da Unicamp (Foto: Antoninho Perri/Unicamp)
De acordo com a revista, o ranking tem como objetivo identificar quais são as universidades que poderão se tornar líderes educacionais no futuro, além de desafiar o predomínio dos Estados Unidos e do Reino Unido no quesito educação superior.
A lista divulgada na quarta-feira tem o Reino Unido como principal destaque, já que 20 das 100 instituições são de lá. Porém, o topo do ranking ficou com a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul. Ela foi seguida pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.
Os seis principais quesitos de análise da THE são o ensino, a pesquisa, as citações em publicações, o financiamento do setor privado e as relações internacionais praticadas pelas instituições. A pontuação da universidade coreana foi 71,8. Já a Unicamp somou 35,9 pontos, enquanto a Unesp chegou a 19,9 pontos, um décimo acima da Universidade Edith Cowan, da Austrália, a última colocada da lista.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo