Dicas para conciliar trabalho com os estudos para concurso público



Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como os candidatos podem conciliar o trabalho e os estudos para concursos públicos.
 Assista ao vídeo ao lado.
"Estou estudando para a Escola de Especialista da Aeronáutica e gostaria de saber como faço para associar os estudos com o trabalho?", questiona Rafael Coutinho.
Segundo Lia, esse é o principal dilema dos candidatos que vão prestar concursos públicos e é importante que os candidatos analisem sua rotina para determinar quanto tempo pode ser destinado aos estudos.
"O que eu sugiro é que você analise a sua rotina e veja quando e o quanto você realmente pode estudar. Assim, é possível saber claramente em qual horário você pode começar e em qual pode terminar de estudar", diz.
"Você vai ter o tempo para estudar e o tempo para trabalhar. Também precisam ser preservados os tempos da alimentação saudável, do sono, das atividades físicas e até do lazer, porque tudo isso vai garantir a qualidade do seu estudo", alerta Lia.
Para ter uma rotina de estudos, Lia indica a leitura da coluna que ensina a fazer umquadro de planejamento, do texto que fala sobre concentração e também o vídeo que dá dicas sobre formas de estudo para garantir boa fixação.
ConvocaçãoA internauta Jonaide quer saber como ela deve proceder já que o site da empresa que organizou o concurso que ela prestou sumiu. "Como agir quando o site da empresa organizadora do concurso some? Participei de um concurso, fui aprovada e até o momento não houve convocação. Há poucos dias quando fui acessar o site da empresa para acompanhar o andamento, não consegui mais localiza-lo. O que devo fazer?"
De acordo com a especialista, a responsabilidade da organizadora do concurso vai até a divulgação do resultado final dos aprovados. Depois disso, os candidatos devem acompanhar o andamento do concurso e das convocações na página do órgão ou instituição que oferece as vagas.
"No caso do Correios, por exemplo, quem fez as provas e organizou o concurso foi a Cesgranrio, mas a partir do momento em que a classificação final dos aprovados foi divulgada, a responsabilidade em dar andamento às convocações é dos Correios".
Lia sugere que a internauta acompanhe a convocação pela página da instituição. "É claro que não deixa de ser estranho o site da organizadora ter desaparecido, mas isso não vai te impedir de obter notícias sobre o concurso e da sua convocação", ressalta.
Resultado
"Existe algum prazo para que a empresa contratada apresente os resultados do concurso, mesmo que não exista cronograma no edital? O Instituto Cidades foi a organizadora do concurso da Secretaria de Educação de Águas Lindas de Goiás, mas até agora, um mês depois da aplicação das provas, a única coisa relevante que foi apresentada aos participantes foi o gabarito", afirma Carlos Cordeiro.
Ainda não existe uma legislação para regulamentar as etapas dos concursos públicos e os prazos. "Pesquisei a organizadora e observei que eles têm divulgado comunicados sobre o concurso e não vi nada de estranho", diz Lia.
Segundo ela, é natural que os candidatos fiquem ansiosos, querendo saber se foram ou não aprovados, mas é importante lembrar que existem outras etapas depois das provas. "Primeiro é divulgado o gabarito preliminar, depois existe um prazo para os recursos, depois é divulgado o gabarito definitivo e por último sai a lista de aprovados em ordem de classificação", lembra.
A especialista reitera que os candidatos devem ter o hábito de acompanhar diariamente as notícias no site da organizadora do concurso, da instituição e também na mídia especializada. "Se alguma coisa estranha ou fora do normal acontecer, isso será noticiado."
Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a organizadora por telefone ou e-mail. Mas, Lia indica que o candidato procure o Ministério Público caso existam indícios de irregularidades.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Para a especialista, esse planejamento favorece a concentração, evita interferências e também ajuda a reduzir o estresse. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo