De Angry Birds a Tabela Periódica Interativa: veja os aplicativos que ajudam nos estudos

A tecnologia é um dos melhores amigos dos jovens. Muitas vezes fica difícil abandonar o celular, o computador ou os tablets para se concentrar nos estudos. A solução pode estar no uso de aplicativos que ensinam conceitos de matérias de uma maneira muito mais dinâmica.

Para alguns professores, essa nova maneira de estudar ainda é uma novidade, mas outros já levam a tecnologia para dentro das salas de aula. É o caso de Anderson Dino, professor de química da Oficina do Estudante, que usa a Tabela Periódica Interativa e indica para seus alunos.

– A tabela interativa é um aplicativo muito mais dinâmico do que a versão dos livros. A interatividade nos auxilia nas aulas, ao clicar em determinado elemento da tabela.



Até Angry Birds, game de sucesso entre jovens e adultos, pode dar uma força nos estudos. Dino explica que a versãoAngry Birds Space faz com que os jogadores levem em consideração a teoria da gravidade desenvolvida por Isaac Newton e presente nas questões de físicas dos vestibulares.

- O jogo é uma ferramenta interessante, pois os alunos assimilam os conceitos aprendidos em sala de aula com a prática do jogo. Muitas vezes essa relação é uma forma muito melhor de estudos, pois é possível ver como a gravidade age de acordo com a força, peso e até vetores.

O game foi criado pela empresa Rovio em parceira com a Nasa para despertar interesse dos jogadores pela ciência e física. A tática funcionou até para estudantes de outras áreas, como Bárbara Trevisan, aluna do curso de Comunicação Social, que joga Angry Birds Space no celular.

– Cada fase do jogo tem uma gravidade determinada. São 60 fases ao todo. Alguns tem gravidade zero e o pássaro vai em câmera lenta, em outras ele vai na velocidade da luz. É bacana porque você precisa calcular a velocidade do lançamento do pássaro em relação à curva que ele faz até cair no porco. Me faz lembrar das aulas de lançamento oblíquo.

Angry Birds pode ser jogado não só nos smartphones e nos tablets, mas também na rede social Facebook. Outras versões também foram criadas com conceitos de matemática.

Outros aplicativos como dicionários, tradutores, guias e dicionários também servem de apoio ao material didático.

Para o diretor pedagógico Gabriel Costa, do site Seu Professor, que tira dúvidas de alunos online, os aplicativos para celulares e tablets podem ser um grande benefício para os estudantes.

– Unir o aprendizado à tecnologia garante o maior engajamento dos estudantes e interesse pelas aulas.

O professor estima que cerca de 30% dos alunos saem da sala de aula com dúvidas, mas têm vergonha de apresentá-las.

— Este número diminuiria se os professores utilizassem ferramentas tecnológicas capazes de ajudar o aluno a aprender.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo