Alunos e professores protestam na web contra redação do Enem em PE



Um grupo de 23 mil alunos e professores em Pernambuco resolveu protestar através da internet contra o Exame Nacional do Ensino Médio. Eles questionam os critérios e querem que a correção da redação volte a ser feita pela Covest, comissão que cuida do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como ocorria até dois anos atrás. Eles criaram um grupo de discussão em uma rede social que em sete dias atraiu milhares de pessoas incomodadas com a situação.
O estudante Walter Gabriel conta que sempre tirou notas melhores do que as da última redação, feita no Enem. “Sempre tirei notas boas em redação. Sete, em média. No Enem tirei 4”, conta. Com Luísa Violet, ocorreu o contrário: ela mesma reconhece que não merecia tanto. “Eu poderia tirar zero porque meu caso foi de fuga total ao tema, mas minha nota foi 640 no Enem”, reconhece.

“O que a gente está questionando aqui é a uniformidade dos critérios de avaliação que, num país diverso, enorme e populoso como o Brasil, é impossível”, analisa a professora de Literatura e Redação Flávia Suassuna. “A nota da redação tem essa capacidade de elevar a nota geral do aluno ou derrubá-lo, e aí impossibilitar a vaga, que ele quer tanto, na universidade”, explica Fernanda Bérgamo, também professora de redação.
Da internet, o assunto foi parar na UFPE. O criador da comunidade foi chamado para uma conversa e saiu do local com esperanças de uma possível mudança na avaliação. “Ser avaliado por esta banca é a certeza e a tranquilidade de que nos vamos ter o aluno melhor preparado, conquistando as vagas”, afirma o professor Marcello Menezes.
Em nota, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, disse que vai discutir o assunto com o conselho coordenador de ensino, pesquisa e extensão da universidade, mas não informou quando esta reunião deve acontecer. O Ministério da Educação (MEC ) explicou que pretende criar parâmetros mais objetivos para a correção das redações do Enem. Segundo o MEC, os novos critérios de avaliação devem ser implantados já este ano. “Não cabe à Covest entrar nessa discussão. A Covest implementa as decisões tomadas no âmbito da UFPE”, esclarece Armando Cavalcanti, presidente da Covest.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo