Universitários não julgam mulheres por sexo casual

Muitas vezes, sexo casual na faculdade é tratado como se fosse bom apenas para homens. Mas um novo estudo mostra que esses encontros descompromissados podem ser bons para as mulheres também, já que elas podem ter mais atividade sexual (e com mais controle sobre ela) do que nos tradicionais encontros formais com apenas um beijo de despedida no final da noite, ou em relacionamentos de longo prazo.
Nas relações casuais, o estudo indica que os estudantes estão mais abertos para que a mulher assuma a liderança sexual, ao contrário do cenário de namoro. Nos compromissos mais duradouros, os universitários tendem a voltar para trás afirmando que devem existir os mesmos papéis de gênero tradicionais, muitas vezes assumindo que o homem deve aparecer como o interessado em sexo enquanto as mulheres tentam não parecer muito liberais.

Pesquisadores americanos fizeram uma pesquisa com universitários para saber se ainda predominava a velha ideia de que homens promíscuos são identificados positivamente, enquanto as mulheres que fazem sexo casual são vistas como “vagabundas”.

Na pesquisa, os estudantes deveriam dar opinião sobre uma situação hipotética de sexo casual, e esse pensamento tradicional com julgamento severo não foi observado. Grande parte das respostas foram no sentido de que as mulheres também querem se divertir sem compromisso e podem ter tanto desejo sexual quanto os homens.

Surpresos com os resultados, os pesquisadores analisaram as respostas com mais profundidade. 273 estudantes, com idades em torno de 19 anos, tiveram que opinar sobre uma história hipotética em que um homem e uma mulher se encontram em uma festa, se atraíam um pelo outro e tinham uma noite de sexo selvagem. A dupla fictícia, então, se encontra na semana seguinte. A noite termina com beijos, mas não com sexo.

As opiniões dos estudantes sobre o comportamento feminino e masculino variaram, às vezes repetindo estereótipos de gênero tradicionais e, por vezes, rompendo completamente com eles. A explicação mais comum para o sexo selvagem foi pelo prazer e pelo desejo.

Um dos estereótipos quebrados que os estudantes salientaram é que os homens querem relacionamentos sérios também. A explicação mais comum para o encontro sem sexo – tanto para a mulher quanto para o homem – foi de que a pessoa estava interessada em um compromisso e queria conhecer melhor seu parceiro.

Em outros casos, os estereótipos de gênero reinaram. Alguns alunos foram mais propensos a atribuir o desejo sexual da mulher na noite de sexo selvagem ao álcool (mesmo que ele nem tenha sido mencionado na história) ou a um momento de espontaneidade selvagem. Já o homem teria agido por “instinto masculino”, ou já tinha o plano premeditado.

Mas foi para explicar a noite sem sexo que os estereótipos surgiram com mais vigor. Dos estudantes que explicaram o comportamento da mulher, 47% afirmaram que ela estava tentando salvar sua reputação depois da noite de sexo selvagem. Apenas 12% dos estudantes sugeriram que o homem precisava salvar sua reputação depois disso. Em contraste, apenas 8% dos estudantes sugeriram que a mulher havia concordado em se encontrar novamente com o homem apenas por simpatia.
A mensagem da pesquisa não é que é melhor ter encontros casuais do que namorar.

As mulheres, inclusive, são menos satisfeitas com encontros de uma noite só do que homens. Mas, sem dúvidas, as amizades coloridas abrem caminhos para muitos relacionamentos na universidade e estão sendo observadas cada vez com menos preconceitos.


Fonte: Hypescience.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo