PROFESSORES DISCUTEM O CURRÍCULO MÍNIMO NA REDE ESTADUAL



Um grupo, formado por 64 professores da rede estadual e 13 coordenadores universitários, participou, nesta sexta-feira (21/10), do seminário “Currículo Mínimo e suas concepções”. Por meio dessa força-tarefa, será possível revisar o documento, que começou a ser aplicado neste ano na rede estadual - nas disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, História, Geografia, Sociologia e Filosofia - e elaborar um novo, para atender as demais matérias (Educação Física, Língua Estrangeira, Biologia/Ciências, Química, Física e Artes).
 
O Currículo Mínimo é um documento norteador e de referência para o docente, que visa desenvolver as habilidades e competências do aluno. Sua concepção leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases; as Diretrizes Nacionais Curriculares; as matrizes de referência das avaliações externas (Enem, Prova Brasil, Saeb e Saerj); os Parâmetros Curriculares Nacionais e a carga horária de cada disciplina.

Pela manhã, a abertura contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; presidente da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, professor Carlos Bielschowsky, e do superintendente pedagógico, Reinaldo Ferreira.

Risolia apontou os desafios que encontrou desde que assumiu a Seeduc, e o trabalho que vem sido feito para a correção de rumo.

- Inicialmente, fizemos o Currículo Mínimo para as seis disciplinas, em três meses, e já conseguimos aplicá-lo este ano. Não era uma questão de vontade, mas sim de necessidade. Nossa intenção é fazer a engrenagem funcionar de forma sincronizada – disse.

Os professores que participam das equipes de revisão e elaboração do documento foram selecionados através de inscrição nos portais da Seeduc. O horário de dedicação desses profissionais será de 20h semanais, distribuídas em estudos e debates presenciais e a distância.

Também parceira da Seeduc na Formação Continuada dos professores, a Fundação Cecierj está auxiliando nas discussões para o aperfeiçoamento do currículo.

- A Secretaria está fazendo um importante trabalho em diversas áreas. É uma satisfação participar desse momento, em que a Educação do Rio de Janeiro vai dar uma virada, porque está tendo uma visão sistêmica de todo o processo – destacou.
 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo