Escola do ABC ensina lendas urbanas em sala de aula


Há quatro anos que lendas urbanas, como a da “Loira do Banheiro”, fazem parte das aulas de português nas escolas municipais de São Bernardo do Campo, no ABC. O projeto de contar histórias de assombração foi criado para alunos do 4º ano. O apoio dos pais não foi unânime.
“O trabalho da professora está em cima de contos de assombração, que é baseado em livros de escritores premiados, renomeados e que a partir dessa leitura ela abre espaço para a criança trazer o conhecimento que tem”, explicou Shirlei de Souza, coordenadora pedagógica da escola.
“É divertido, só que quando as pessoas são pequenas dá um pouco de medo”, diz Thaís, de 9 anos. Larissa, de 10 anos, aprovou. “É legal. Tem algumas (histórias) que dão medo, mas depois são divertidas.”
Preocupação
No início, Robson Tadeu Costa, pai de uma aluna, ficou preocupado, mas foi só até entender a proposta da escola. “Eu acho legal isso de a escola passar a informação correta, da maneira correta para a criança poder entender que aquilo é só uma história, só uma lenda, que ela não precisa ter medo.”
Mesmo assim, nem todos os pais acham o conteúdo positivo. Kátia Kavazuro, mãe da Vitória, contou que ficou chocada quando a filha leu alguns trechos escritos no caderno. “Eu acho que a literatura brasileira tem muita riqueza para ser explorada, para ser dada em conteúdo escolar que não é aproveitado, infelizmente.” Com medo, a menina agora dorme de luz acesa e passa pelo corredor de casa correndo.
Para o professor Édson Fasano, de uma universidade de São Bernardo do Campo, é fundamental que as crianças aprendam sobre lendas urbanas em sala de aula. No entanto, ele ressaltou a importância de os pais compreenderem o sentido dessa iniciativa.
“Mesmo que nós estejamos concordando que o trabalho com as lendas urbanas são fundamentais, também é fundamental que as mães estejam tentando compreender qual é o sentido dessa atividade, porque é isso que nos permite a construção de uma educação com qualidade social, que eu acho que é o desejo de todos”, afirmou Fasano.
 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo