Dicas sobre as provas do Enem


Neste fim de semana, mais de 5 milhões de estudantes em todo o Brasil vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, para tentar uma vaga em uma universidade. As provas serão ministradas no sábado e domingo (22 e 23-10), a partir das 12h, horário de Mato Grosso.
Para ajudar os candidatos do Estado, que somam mais de 133 mil pessoas, o professor Mário Nadaf, diretor executivo da  Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), responsável pelo Cuiabá Vest, dá algumas dicas sobre matérias que caem no Exame. Cerca de 2.500 alunos do curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Cuiabá vão participar das provas.

Confira as dicas abaixo:

 História
 

É preciso ter sempre em mente a resposta deste questionamento: para que serve o estudo da História? Se você pensar que a História estuda o passado para fazer você entender seu presente, alguns acontecimentos ficarão mais claros e óbvios em sua cabeça!

Grécia e Roma: estes dois temas são importantes devido a toda herança que nossa cultura teve da civilização greco-romana.

Mercantilismo/Colonização: o que é mercantilismo e por que as Américas foram colonizadas? Neste tópico entra também o estudo do “Descobrimento do Brasil”, ou seja, como e porque os portugueses chegaram às nossas terras.

Revolução Inglesa (1640), Revolução Industrial (1750) e Revolução Francesa (1789): são as revoluções mais importantes que o mundo já assistiu!

África: a partilha da África e História da África em geral – aspectos sociais e culturais.

Guerras Mundiais: é importante ter uma noção de como e por que ocorreram as duas guerras mundiais e saber que o Brasil se envolve, mas não diretamente! (Primeira Guerra: 1914 – 1918; Segunda Guerra: 1939 -1945)

Correntes de pensamento: saber diferenciar liberalismo de socialismo, pois estas duas correntes são fundamentais para se explicar a Guerra Fria (1945-1989)

Brasil: como era a vida no Brasil Colônia? Como funcionava o sistema de escravidão? Quais as consequências deste modo de produção para nós atualmente?

Ditadura militar: assunto importantíssimo sempre presente nas provas do ENEM. Muitos problemas existentes no Brasil hoje são herança da fase ditatorial.

Atualidade: É essencial ter uma visão sobre a política e a sociedade brasileira atual. A compreensão dos governos FHC e Lula é importantíssima!

Língua Portuguesa
 

O candidato deve levar em conta que na disciplina de Língua Portuguesa o trunfo será a interpretação de texto. Observe com atenção a sequência de informações porque, muitas vezes, é que fornecem as respostas. Fique de olho nos erros de escrita, eles são usados em pegadinhas, para saber se os candidatos estão atentos à Norma Culta da Língua.
Língua Estrangeira

O candidato deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.Vale lembrar, não é permitido trocar a opção no momento da prova. Se tiver dúvidas, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.

Fique atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que consta no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

Redação

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

É preciso atentar para o uso correto da norma culta gramatical. O texto deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. É essencial selecionar fatos, opiniões e argumentos pertinentes para defender suas ideias.

Física

Preste atenção maior às aplicações de física no cotidiano. Treine resolver questões de eletricidade com o uso de aparelhos eletrodomésticos, questões de cinemática com exemplos de carros de corrida ou outros transportes (ônibus, trens), e questões de ondas a respeito de ondas sonoras ou ondas luminosas (luz).

Matemática

A dica é treinar questões relacionadas ao cotidiano, como questões de probabilidade com cartas de baralho, questões de semelhança de triângulos com postes e sombras ou questões de juros com tarifas bancárias.

Alerta

Os portões de acesso abrem às 11h e fecham às 12h (horário de Mato Grosso). Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas com uma hora de antecedência, para evitar imprevistos.

Gabarito e Resultado
O gabarito da prova poderá ser conferido no dia 25 de outubro, terça-feira, a partir das 20 horas. A previsão é de que no dia 4 de janeiro seja divulgado o resultado final do Enem pelo site: www.enem.inep.gov.br.


Fonte: Viviane Moura - Secom Cuiabá

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo