Alunos da PUC dizem que festival sobre maconha foi ‘ideia ao vento’

Uma ideia “jogada ao vento” durante bate-papo em um centro acadêmico acabou provocando o fechamento do campus Perdizes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na sexta-feira (16), sem aviso prévio. De acordo com os estudantes que idealizaram o 1º Festival da Cultura Canábica, a ideia saiu do controle e se auto-organizou porque “as pessoas queriam falar ao ar livre”.

Dois estudantes conversaram com o G1 durante o ato pela liberdade do lado de fora da instituição. O protesto substituiu o festival após a suspensão das atividades no campus, decisão tomada pelo reitor Dirceu de Mello na tarde da quinta-feira (15). Um dos alunos afirmou que, há menos de um mês, estava em um centro acadêmico conversando com colegas quando um deles sugeriu a realização de um evento com debates e bandas que estimulasse a discussão sobre a descriminalização da maconha.


O projeto, segundo ele, nunca cogitou incentivar o consumo da droga no campus. “Ia ter banda, ia ter filme, um monte de atividades. Cultura canábica é o quê? Música, arte, filmes relacionados à maconha”, afirmou.

O objetivo era “falar de um aspecto da droga que não é ruim, como os efeitos medicinais e como ela é usada para estudar”.

A palavra “canábica” atraiu apoiadores principalmente por causa das redes sociais. Em menos de uma semana, o evento criado na rede social Facebook - de forma espontânea por um dos idealizadores - já havia recebido confirmação de mil pessoas. Quando foi proibido, já eram 6 mil os usuários dispostos a apoiar o festival.

As bandas ouviram falar do evento e se ofereceram “de várias formas e para várias pessoas” para tocar. Ainda de acordo com os estudantes, uma empresa que vende sementes de maconha – brasileira, mas com sede na Holanda, onde a venda não é crime – se aproveitou da exposição para produzir e distribuir folhetos divulgando o evento. Por causa da proporção, o grupo resolveu criar o site "Liberte sua mente" para divulgar seus pensamentos e informes sobre o evento.

Por outro lado, a reação contrária do reitor chegou de última hora, e de forma exagerada, segundo os alunos. Eles afirmaram que em nenhum momento foram procurados pela reitoria para explicar o evento.

“Se a gente tivesse chamado de ‘Festival da Cultura da Samambaia’, mas só falado sobre maconha, não ia acontecer nada”, afirmou.
Estudantes falam sobre democracia e discriminalização da maconha na PUC, em São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno)Estudantes falam sobre democracia e discriminalização da maconha na PUC, em São Paulo
(Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Ato pela liberdade
O reitor da PUC alegou que as festas nas noites de sexta-feira na PUC ganharam “proporções inadmissíveis” por causa do barulho, e do “não dissimulado uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, afora outras condutas reprováveis”. Em entrevista ao SPTV, justificou a decisão ao afirmar que "a ousadia [dos estudantes] foi crescendo de uma forma que criou situação sumamente preocupante".

O grupo que idealizou o festival afirmou que as atividades haviam sido marcadas para a partir das 16h20 e que as pessoas que organizam festas – geralmente com início às 23h – não eram as mesmas desta vez.

O ato contra o fechamento do campus e a falta de democracia na universidade foi a resposta pacífica dos estudantes, aprovada em assembléia na noite da quinta-feira. Durante a discussão, os alunos chegaram a cogitar uma nova ocupação da reitoria como forma de protesto, ideia que foi logo descartada.
“Em pleno século 21 ter que lutar pela liberdade é o fim da picada”, reclamaram os universitários.
 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo