Professores ensinam como se preparar para o vestibular sem estresse

1 - Crie metas, planeje-se e organize-se

Para Geraldo, além de organização e planejamento, os jovens devem ter um objetivo traçado.
- Com o fim do ensino médio, alguns jovens ficam perdidos e não sabem que caminho seguir. Muitos escolhem uma carreira por pressão da família. Antes de começar a se planejar, ele precisa mudar a concepção sobre o vestibular e perceber o que ele realmente quer da vida - aconselha.
De acordo com Eliel, para saber se organizar e planejar, os alunos precisam tornar estas condutas um hábito diário.
- Bons hábitos só são formados por meio de repetição. Assim como um trabalhador, o aluno precisa ter horário e lugar fixos para estudar - afirma o professor.
Segundo ele, atitudes como estudar no mesmo período do dia, anotar a rotina de estudos e não deixar as coisas para última hora são essenciais.
2 - Administre seu tempo
Traçado o planejamento e as metas, é hora de cronometrar o tempo dedicado aos livros.
- O estudante tem que saber administrar e distribuir o horário das atividades diárias, desde o café da manhã até a hora de dormir. Essa distribuição tem que ser feita concretamente. Não adianta ele se programar para estudar 40 horas semanais sabendo que não vai cumprir - alerta o professor Eliel.
O horário de estudos deve ser sagrado. Uma boa dica para quem não quer se desconcentrar é avisar aos amigos e à família quando a plaquinha "não incomode" está na porta. Assim, telefonemas e convites inapropriados serão evitados.
O autor do livro sugere que, a cada duas horas, os estudos sejam interrompidos num intervalo de 15 minutos:
- Esse procedimento ajuda a mente e facilita o aluno na capacidade de absorção da matéria - explica Eliel.
Os vestibulandos também devem ficar mais atentos às disciplinas que apresentam maior dificuldade. Elas requerem um pouco mais de tempo do que as restantes.
3 - Horário biológico
Segundo Eliel, o aluno precisa descobrir em que período ele é mais produtivo. Enquanto alguns são diurnos, outros são noturnos.
- Não existe uma regra, cada um tem seu relógio biológico. A maioria das pessoas tem um melhor aprendizado pela manhã. O pior horário é à tarde. Já dei aula em todos os turnos e os alunos matutinos têm um rendimento inferior aos diurnos e noturnos - conta.
4 - Saiba como revisar
Segundo os professores, o aluno que revisa apresenta um aproveitamento muito melhor do que aqueles que não têm esse hábito. Mas qual é a melhor forma de fazer isto? De acordo com os autores, a revisão diária é fundamental. É uma forma de memorizar sem estresse, aprender melhor o conteúdo e sanar as dúvidas com os professores.
- Na primeira parte da revisão, deve ser feita uma leitura rápida. Depois, cada tópico do assunto deve ser estudado separadamente. A cada bloco estudado, o aluno deve voltar ao anterior para verificar se fixou o conteúdo - explica Geraldo Silvestre.
Resumos e questionários também são boas ferramentas para o processo de fixação das disciplinas.
5 - Drible o medo da prova
Muitos estudantes têm uma rotina de estudos brilhante durante todo o ano, mas na hora do vestibular entram em pânico e acabam falhando na prova. Os autores afirmam que, quanto maior a ansiedade, maior também é a dificuldade em se concentrar.
- A concentração é a maior barreira do ansioso no vestibular. Na hora da prova, ele deve evitar sentar curvado, respirar fundo e desfocar a ansiedade, mentalizando alguma coisa para relaxar. Outra técnica indicada é escrever num diário uma solução para o problema e sanar isso antes da avaliação. Isso ajuda o aluno a ver os problemas de outro modo - sugere Eliel.
Já o professor Geraldo acredita que o segredo é usar técnicas como atividades físicas e terapia:
- O conhecimento não é suficiente se ele não tiver tranqüilidade na hora da prova. Exercícios físicos ajudam a relaxar. Terapia também é indicada para os mais ansiosos. Se o aluno não procurar ajuda, ele terá mais dificuldade de ter sucesso nos exames - afirma.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo