Rio Preto registra o menor índice de adolescentes grávidas dos últimos sete anos


Rio Preto registrou no ano passado o menor índice de adolescentes grávidas dos últimos sete anos. A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira (21) por meio de um levamento feito pela Secretaria de Saúde de Rio Preto. Em 2010, 675 adolescentes deram à luz e em 2004, foram 762 nascimentos, o que representa uma queda de 11,4%.
Entre as rio-pretenses que se previnem está a estudante Ariane Splendore, 18 anos. “Desde os 14 anos vou ao ginecologista com minha mãe e tomo injeção para não engravidar. Mas uso também camisinha nas relações com o meu namorado”, diz a adolescente.

A mãe de Ariane, a nutricionista Márcia Splendore, 43, apoia a filha e a acompanha em suas consultas médicas. “A família tem de dar apoio e, principalmente, orientar os jovens. Uma gravidez nessa fase pode atrapalhar o futuro dos adolescentes”, afirma Márcia.
A adolescente Michele Ribeiro Nunes, 17, há dois anos retira anticoncepcional na rede pública. “Minha mãe me acompanha no médico e na retirada dos medicamentos. Apesar do comprimido, também uso camisinha para me prevenir de doenças, principalmente, da Aids”, diz Michele.
Para o diretor de Atenção Básica de Rio Preto, Luiz Fernando Gonçalves Borges, a queda no índice de gravidez na adolescência reflete as ações do município e também a oferta de consultas ginecológicas e medicamentos na rede pública para se evitar uma gravidez  inesperada ou uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
“As 25 Unidades Básicas de Saúde de Rio Preto, incluindo as 11 que funcionam na estratégia de Saúde da Família, têm à disposição das mulheres o ginecologista com agendamento diário de consultas”, diz Luiz Fernando.
Consultas
Segundo o diretor de Atenção Básica de Saúde, no ano passado foram realizados 119,7 mil consultas ginecológicas na rede pública, o que representa 9,4% a mais que em 2009, com 109,3 mil atendimentos.
“Na farmácia, de qualquer uma das UBS, tanto o adolescente como a mulher que tenha vida sexual ativa, podem retirar gratuitamente mediante prescrição médica três tipos de contraceptivos hormonais orais e dois tipos injetávei”,  afirma Luiz Fernando.
A Secretaria de Saúde também dispõe de programas que orientaram a população sobre métodos contraceptivos, DST e distribuição de camisinhas.
Prevenção nas escolas
Secretaria de Saúde de Rio Preto, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, realiza o programa “Saúde e Prevenção nas Escolas”. Além de palestras, o programa mantém bancos de preservativos para a distribuição aos estudantes, entre 13 a 19 anos, nas 23 escolas estaduais.
1,8 milhão de camisinhas foram distribuídas no ano passado, em Rio Preto. Em 2009, foram 1,7 milhão de preservativos.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo