Pesquisa do CIEE mostra que 73% dos estudantes do Rio estão em faculdades privadas, mas apenas 0,05% têm renda familiar superior a R$ 5 mil


Uma pesquisa inédita do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/Rio) feita com 22. 960 estudantes cadastrados no banco de vagas da instituição traçou o perfil dos estagiários que trabalham em 3.022 empresas em todo o Estado do Rio. Com o cruzamento de dados, o que chama mais a atenção é que, apesar de a maioria (73%) estudar em universidades particulares, apenas 0,05% pertencem a famílias com renda acima de R$ 5 mil. Arnaldo Niskier, presidente do CIEE, não se surpreende com essa estatística.

Os indíviduos de renda mais baixa são os que mais sofrem para terminar a faculdade (Niskier)
- É uma das distorções da educação brasileira. O ensino superior opera na dinâmica inversa: os estudantes pobres têm que pagar a universidade privada, e os ricos estudam de graça nas públicas. Isso, a médio e longo prazo, é insustentável. Não tem lógica. Os indíviduos de renda mais baixa são os que mais sofrem para terminar a faculdade - diz Niskier.
A pesquisa revela ainda que 74% dos estudantes moram com os pais, enquanto apenas 5% dividem a casa com amigos e 3% moram sozinhos. Para Niskier, dividir a moradia com a família é um reflexo da crise econômica, mas traz aspectos positivos.
- Muitos jovens a partir dos 15 anos tentavam declarar independência, mas houve uma regressão nesse número nos últimos anos, fruto da crise econômica e da incapacidade de se sustentarem sozinhos. Agora, estão ficando mais tempo em casa com os pais, o que é bom, pois eles são os reais educadores - acredita o presidente do CIEE.
Requisito fundamental para quem procura um estágio, um segundo idioma (Niskier)
Requisito fundamental para quem procura um estágio, um segundo idioma além do português é dominado por 62% dos jovens que responderam à pesquisa, sendo que 56% optam por estudar inglês e 20%, espanhol. Na opinião de Niskier, é preciso elevar esses percentuais:
- Nossa meta é chegar a 80% até 2012. Temos que oferecer um segundo e um terceiro idiomas não apenas aos estagiários, mas também aos aprendizes. Também surgiu uma demanda no CIEE por um curso de francês.
De acordo com ele, o CIEE também vai promover um seminário com o Senac para discutir oportunidades de estágio para pessoas com deficiência e realizar cursos para portadores de altas habilidades em parceria com um instituto especializado de Israel, necessidades que surgiram a partir da pesquisa.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo