Vídeo de sexo de alunos da Escola Estadual Jesuíno de Arruda de São Carlos

A Polícia Civil de São Carlos, na região Central do Estado de São Paulo, investiga a identidade dos responsáveis pela divulgação na internet de um vídeo em que dois adolescentes aparecem fazendo sexo oral em uma sala de aula da Escola Estadual Jesuíno de Arruda.
O caso ocorreu em dezembro do ano passado, durante o processo de recuperação dos alunos, na escola que fica na Vila Prado. Nas cenas, que foram repassadas através de celulares de alunos, e-mails e publicações em sites, uma jovem de 14 anos e outro de 15 aparecem praticando o ato sexual, dentro da sala de aula, que estava vazia. O vídeo foi feito pelo adolescente e ambos foram transferidos da escola.
De acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher, o ato dos alunos não é considerado crime pela idade dos envolvidos e por ter sido consensual, mas vai tentar descobrir quem divulgou o vídeo na internet, já que se trata de sexo entre menores. O caso também é investigado pela promotoria da Vara da Infância e Juventude.
Carta
Professores e a direção da escola divulgaram nesta sexta-feira (25) uma carta de apoio à instituição, depois da divulgação das imagens pela imprensa. Na carta, os professores afirmam que um fato isolado não pode comprometer a credibilidade do ensino desenvolvido. “O fato ocorrido e sua repercussão não podem tirar o mérito do trabalho realizado na escola. Por acreditarmos que não podemos nos basear no individual para considerações coletivas, escrevemos essa nota, na dupla intenção: fazer com que o olhar de São Carlos continue voltado para nossa escola com respeito que ela merece, e fazer com que aqueles que a conhecem partam em sua defesa”, diz um trecho.
Eles ainda declaram apoio às atividades pedagógicas e que, na época, a escola tomou todas as providências junto aos pais dos adolescentes. Em outro trecho, explicam ainda qual é o papel da escola. “Parece importante entendermos que a escola não pode responder pela educação integral de seus alunos. À família cabe a formação dos valores morais e respeito, ensinamentos que moldam o caráter e permanecem para a vida. À escola cabe a construção do conhecimento, cidadania e do pensamento crítico a cerca da sociedade”.
Veja a íntegra da carta:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em dezembro de 2010, a equipe de profissionais da educação da E.E. Jesuino de Arruda foi surpreendida por um triste incidente envolvendo dois de seus alunos. Infelizmente o fato que deveria ser de conhecimento restrito às pessoas de direito tornou-se de domínio público em razão de sua divulgação por uma rede televisão regional nessa última semana. Em resposta a tudo o que foi veiculado por essa emissora, o corpo docente e a Direção deste estabelecimento de ensino, vêm a público fazer algumas considerações necessárias, a fim de tranquilizar as famílias de seus alunos e repudiar os comentários publicados sobre a escola.
Primeiramente, no que tange à produção do vídeo, cenas de intimidade entre o par de alunos, esclarecemos que medidas foram tomadas logo que a escola tomou conhecimento do citado vídeo em dezembro. Os pais dos alunos envolvidos foram os primeiros a serem chamados, orientados e aconselhados. Por se tratar de alunos menores de idade, o caso foi mantido em sigilo para preservar a integridade dos mesmos, conforme prescreve o Estatuto da Criança e Adolescente (E.C.A). Além dessa medida tomada junto aos responsáveis pelos menores, a Direção de Escola Jesuíno de Arruda deu todos os esclarecimentos referentes ao fato tanto à Secretaria Estadual de Educação, representada por sua dirigente regional, quanto ao Conselho Tutelar, quando esses foram solicitados.
Infelizmente, alguns veículos de comunicação preferem mostrar casos pontuais e negativos que ocorrem nas escolas, deixando de lado os fatos edificantes que pululam muitas unidades escolares do Estado de São Paulo. No caso específico do Jesuíno de Arruda, não trazem a público, por exemplo, os significativos resultados obtidos em olimpíadas de conhecimento específicos; os entusiasmantes projetos desenvolvidos e merecedores de destaque na Rede Estadual; ou o número de alunos que passaram, e continuam passando pelas mãos dos profissionais dessa escola, garantindo-lhes base necessária para o ingresso em universidades públicas. Trata-se de uma escola conceituada na cidade, por onde muitos São Carlenses estudaram e na qual muitas famílias querem ver seus filhos.
Notícias boas não chamam a atenção, mas são elas que fazem o diferencial dessa escola. Cientes dessa realidade, pois é nela em que vivemos, não achamos ser justo desmerecer um trabalho sério realizado anualmente com quase dois mil alunos, seja menosprezado por meios de comunicação que se valem de recursos da mídia para expor negativamente toda nossa comunidade escolar diante da sociedade, julgando o todo a partir da atitude inconseqüente de dois adolescentes.
Parece importante entendermos que a escola não pode responder pela educação integral de seus alunos. À família cabe a formação dos valores morais e respeito, ensinamentos que moldam o caráter e permanecem para a vida. À escola cabe a construção do conhecimento, cidadania e do pensamento crítico a cerca da sociedade. Porém, vemos que, infelizmente, os meios de comunicação e a própria vida em sociedade interferem definitivamente na formação de nossos jovens.
Nesse contexto, os jovens precisam constituir sua identidade, posicionar-se diante da vida, momento difícil e definitivo, em que a autoafirmação e onipotência podem falar mais alto do que tudo que já foi ensinado. Valores é a palavra-chave nesse momento. O fato ocorrido e sua repercussão não podem tirar o mérito do trabalho realizado na escola. Por acreditarmos que não podermos nos basear no individual para considerações coletivas, escrevemos essa nota, na dupla intenção: fazer com que o olhar de São Carlos continue voltado para nossa escola com respeito que ela merece, e fazer com que aqueles que a conhecem partam em sua defesa.
Continuamos acreditando na E.E. Jesuino de Arruda, em seu potencial e em sua capacidade educacional.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo