Os 10 Mandamentos de Convívio em Negócios

É daquelas pessoas que tremem ou ficam nervosas quando vão a eventos de “networking”? Se respondeu sim, então não está sozinho. Muitos empreendedores ficam um pouco desconfortáveis quando têm de caminhar em direcção a alguém e iniciar uma conversa. Muitos outros estão preocupados em como obter resultados eficazes a partir do tempo que passam nos convívios em negócios.

O processo não tem de ser traumático, assustador ou uma perda de tempo. Quando é feito correctamente, pode realmente fazer uma grande diferença na quantidade de negócios que a sua empresa gera. Com a atitude correcta, pode usá-lo para construir uma riqueza em recursos e contactos que vão fazer do seu negócio um negócio bem sucedido.

Use os seguintes dez mandamentos para ajudá-lo a conviver melhor no seu próximo convívio em negócios:

1. Tenha as ferramentas para conviver em negócios sempre consigo. Estas incluem um crachá informativo, cartões de negócios, brochuras ou panfletos informáticos acerca do seu negócio e um porta-cartões com cópias de outros profissionais a quem pode referenciar novos negócios.

2. Marque um objectivo para o número de pessoas que quer conhecer. Identifique um nº objectivo baseado na presença e no tipo de grupo que está a visitar. Se estiver inspirado, marque um nº alvo de 15 a 20 pessoas e certifique-se de obtém os seus cartões. Se não estiver tão inspirado, marque um nº inferior. Em qualquer dos casos, não se venha embora enquanto não atingir o seu objectivo.

3. Actue como o Anfitrião, não como convidado. Ao anfitrião é esperado tomar iniciativas, enquanto que um convidado relaxa e senta-se para trás. Seja voluntário a ajudar a saudar as pessoas. Se vir visitas sentadas, apresente-se e pergunte-lhes se eles querem conhecer os outros. Actue como um condutor.

4. Ouça e faça perguntas. Lembre-se de que um bom “networker” tem dois ouvidos e uma boa boca e usa-os proporcionalmente. Após ouvir o que a outra pessoa faz, diga-lhe o que você faz. Se específico, mas breve. Não assuma que ela conheça o seu negócio.

5. Não tente fechar um negócio. Estes eventos não são criados para serem um veículo que bate nos profissionais de negócios para comprar os seus produtos ou serviços. “Convívio em Negócios” é acerca de desenvolver relações com outros profissionais. Conhecer pessoas nestes eventos deverá ser o princípio desse processo e não o seu fim.

6. Dê referências sempre que possível. Os melhores “networkers” acreditam na filosofia de que “se eu te der negócios, tu vais querer dar-me negócios”. Se eu te ajudar, tu vais ajudar-me e vamos ambos beneficiar como resultado final. Por outras palavras, se não tentar ajudar as pessoas que conhece de uma forma genuína, então não está a conviver eficientemente. Se não conseguir dar a outra pessoa uma referência de boa-fé, tente oferecer-lhe alguma informação que possa ser interessante para ela, (tal como detalhes acerca de um evento próximo).

7. Troque cartões de negócios. Peça a cada pessoa que encontra dois cartões – um para passar a outra pessoa qualquer e outro para si. Isto prepara todo o ambiente de convívio em negócios para começar a conviver.

8. Utilize o seu tempo eficientemente. Passe 10 minutos ou menos com cada pessoa que conhece e não desperdice o seu tempo com amigos ou colegas. Se o seu objectivo é conhecer um número determinado de pessoas, tenha cuidado em não passar muito tempo com uma única pessoa. Quando conhece alguém com quem gostaria de falar com mais tempo, marque uma reunião para um dia posterior.

9. Escreva notas nas costas dos cartões de negócios que recebe. Registe tudo que possa ser-lhe útil em lembrar-se da pessoa de forma mais clara. Isto torna-se muito eficaz quando tem de fazer o seguimento de cada um dos contactos que conheceu.

10. Faça o seguimento dos Contactos! Pode obedecer aos nove princípios religiosamente, mas se não fizer um seguimento eficaz, acabou de desperdiçar o seu tempo. Escreva um email, ou telefone a cada uma das pessoas que conheceu. Certifique-se de que cumpre o que lhes disse.


Autor:Hélder Falcão

Fonte:http://knol.google.com
Hélder Falcão é Director Nacional do BNI em Portugal e no Brasil, a maior organização de negócios de referência. Está presente em 44 países e em Portugal também organiza convívios mensais de negócios em várias cidades. O BNI distingue-se por apenas permitir uma pessoa por ramo de actividade em cada grupo de trabalho. Dessa forma, não existe concorrência dentro de cada grupo de trabalho existente. Para mais informações, visite www.bni.pt



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo