Marketing Médico

Podemos hoje constatar que vários profissionais estão mudando sua visão de gerenciamento de negócio e começando a tratar seus consultórios e clínicas como verdadeiras empresas, através de investimentos cada vez maiores em ferramentas de marketing, para manter e conquistar clientes. Mas, especialmente na atuação do profissional médico, existe um investimento prioritário: sua estratégia de marketing pessoal, que doravante chamaremos de marketing médico.

Marketing Médico

Marketing Médico pode ser conceituado como a forma com que as pessoas o percebem e sua influência em planejar e direcionar esta percepção, conforme o que você quer da vida. Consiste em planejar aonde se quer chegar e qual imagem se deseja projetar no mercado. Mas tem um pequeno "detalhe". A visão do mercado é que marketing é algo feito de fora para dentro. Ou seja, de que devemos incorporar aquilo que os outros acham que é bom, como sucesso, beleza, inteligência etc. E esta é a melhor forma de não chegarmos aonde queremos. O verdadeiro marketing pessoal é aquele que vem de dentro para fora. Isto significa projetar aquilo que já temos. Um ponto importante na criação de sua imagem é desenvolver uma característica marcante da sua personalidade e fazer com que todos realmente a notem. Ela tem que ser verdadeira, pois isto lhe dará credibilidade. Não invente nada. Apenas desenvolva e a exponha. O que se deve fazer é aperfeiçoar algumas habilidades que facilitem a comunicação com outras pessoas, como a verbalização e a empatia.
Planejamento em Marketing Médico

Um aspecto do marketing médico é o planejamento de onde se quer chegar, que começa com a análise de como está indo seu negócio hoje e sua satisfação com relação a ele. Observe o quanto está distante daquilo que você deseja. Trace as metas e os objetivos que deseja atingir, sempre levando em consideração as coisas que gosta de fazer, suas características pessoais e as expectativas com relação a elas. Isto é muito importante, pois só é possível fazer uma coisa realmente perfeita quando existe prazer ao fazê-la. Depois de definir os objetivos, especifique cada passo a ser dado, conforme as suas caraterísticas pessoais. marketing_médico_picture

Outro ponto importante para uma estratégia de marketing pessoal de sucesso é o desenvolvimento de uma rede de contatos. São estas pessoas que irão ajudar a propagar a sua mensagem e a fazer chegar até você novas oportunidades. Assim, o médico precisa ter um plano de contatos freqüente com seus conhecidos, para que esta rede o ajude a atingir seus objetivos.

Marketing é também a forma como nós conduzimos a nossa carreira. Se você já fez uma auto análise e verificou que ainda não fez nada pela sua carreira e precisa começar do zero, não desanime, pois como diz Luiz Cabrera: "Uma carreira começa sempre com um projeto, e um projeto começa com um sonho". E nunca é tarde para sonhar. E para fazer! 


Autor:Renato Guariglia

Fonte:http://knol.google.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo