Marketing Esportivo e o Comportamento do Consumidor

INTRODUÇÃO
 
O esporte, como qualquer outro produto, também é consumido. A compra de um ingresso para assistir ao jogo no estádio, a busca de informações do time favorito na Internet, a assinatura paga de TV para acompanhar os jogos, a compra da camiseta do time, da revista especializada, do tênis para a prática esportiva.
 
 
Estas são apenas algumas formas pela qual se consome o esporte. Compreender os fatores que levam o consumidor esportivo a tomar a decisão de gastar dinheiro, tempo e esforço é de grande validade para a elaboração de estratégias de marketing eficientes.
 
Dessa forma é possível oferecer produtos esportivos que satisfaçam os desejos e necessidades das pessoas, contribuindo para a evolução do esporte.
 
____________________________
 
ESTRATÉGIA DE MARKETING ESPORTIVO
 
Visto a importância do estudo do comportamento dos consumidores esportivos para o sucesso das ações de uma instituição esportiva, a seguir serão descritas as etapas para elaboração de um planejamento de marketing a fim de se obter uma melhor compreensão deste processo e demonstrar o papel fundamental do consumidor esportivo.
  • Pesquisa de Marketing
  • Segmentação
  • Mercado-Alvo
  • Mix de Marketing

O planejamento das estratégias de marketing esportivo é um processo para definir as diretrizes a serem seguidas para se obter os objetivos propostos pela organização esportiva.
 
_____________________________
 
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES ESPORTIVOS
Nesse tópico será abordado o comportamento dos consumidores esportivos, com suas diferentes classificações e os fatores que influenciam a tomada de decisão na hora de consumir o esporte.
 
1. Tipos de Consumidores Esportivos
 
De acordo com Mullin (2004), os consumidores são divididos em:
 
  • Não-consumidores (informado, mal-informado e desinformado)
  • Consumidores indiretos (consumidor médio)
  • Consumidores (usuários raros, médios e intensos)

Segundo Shank (1999), as categorias são:
 
 
  • Espectadores (individual e corporativo) - assistem ao evento esportivo, e o consomem sob duas formas: presentes no evento e através da mídia (TV, rádio, revista, jornal, Internet, etc.)
  • Participantes
  • Patrocinadores (empresas)

Para Brooks (1994), há dois tipos:
 
 
  • Primário
    Mercado primário é composto por pessoas que possuem relacionamento ativo com o esporte, como os participantes, espectadores e voluntários.
  • SecundárioO mercado secundário é composto por pessoas e empresas que se relacionam com o esporte para obter vantagens comerciais. Estão interessados no mercado primário (espectadores, participantes e voluntários) e pelas imagens e benefícios gerados pelo esporte, atletas, eventos e equipes. 
     
     
2. Fatores de Influência
 
A análise das variáveis de influência leva ao entendimento dos motivos que levam as pessoas ao envolvimento e comprometimento com o esporte, e seu conseqüente consumo.
 
A relação do consumidor esportivo com o produto ocorre em três dimensões: benefícios, atributos e atitudes, e pesquisas nesta direção vão auxiliar no estudo sistemático do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes mais eficientes.
Eis os fatores a serem analisados:

  • Envolvimento esportivo
  • Fatores ambientais
  • Fatores individuais
  • Processo de tomada de decisão
____________________________________
 
CONCLUSÃO
 
O marketing esportivo demonstra ter um eficiente retorno para as organizações, e sendo assim, é fundamental o estudo desta ferramenta e sua evolução para um melhor aproveitamento. Vale salientar que os estudos mais recentes e as novas tendências encontram-se na literatura americana, onde este mercado está evoluído.
No Brasil, há escassez de estudos nesta área, portanto o desenvolvimento de estratégias de marketing deve se adaptar à realidade brasileira, com sua cultura e comportamentos distintos.
Este artigo buscou demonstrar a importância de compreender o comportamento do consumidor e saber detectar suas necessidades e desejos para posicionar o produto esportivo de forma mais clara e eficiente no mercado.
 
Assim contribuindo para o sucesso das estratégias de marketing esportivo implementadas, que por sua vez irá auxiliar a organização a atingir suas metas e objetivos. De forma geral, a conseqüência de um trabalho efetivo nesta área é o desenvolvimento e crescimento da indústria do esporte.
________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARMSTRONG, K.L. An Examination of the Social Psychology of Blacks’ Consumption of Sport. Journal of Sport Management, v.16, n.4, p.267-288, Outubro 2002.
 BROOKS, C.M. Sports marketing: competitive business strategies for sports. Prentice Hall, New Jersey, 1994.
CARDIA, Wesley. Marketing e Patrocínio Esportivo. 1. ed. Bookman, 2004.
CHADWICK, Simon. Soccer marketing and the irrational consumption of sport. International Journal of Sports Marketing & Sponsorship, v.7, n.3, p.153, Maio 2006
COBRA, Marcos. Marketing Básico: Uma Abordagem Brasileira. 4. ed., São Paulo: Atlas 1997 pg 59
CRAWFORD, G. Consuming Sport: Fans, Sport and Culture. International Journal of Sports Marketing & Sponsorship, v.6, n.2, p.124-139, Novembro 2004
FUNK, D.C; JAMES, J.D. Consumer Loyalty: The Meaning of Attachment in the Development of Sport Team Allegiance. Journal of Sport Management, v.20, n.2, p.189-217, Abril 2006.
GLADDEN, J.M. Developing an understanding of brand associations in team sport: Empirical evidence from consumers of professional sport. Journal of Sport Management, v.16, n.1, p.54-81, Janeiro 2002.
KANG, Joon-Ho. A structural model of image-based and utilitarian decision-making processes for participant sport consumption. Journal of Sport Management, v. 16, n. 3, p. 173-189, Julho 2002.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. Atlas, São Paulo, 2000 pg 11
KELLER, K.L. Strategic brand management: Building, measuring equity. Upper Saddle River, NJ; Prentice Hall, 1998 pg 10
KOTLER, Philip - Administração de Marketing - Prentice Hall, 10ª Edição, 2000
McCARTHY, E. J., PERREAULT, W. D. Marketing Essencial. São Paulo: Atlas, 1996 
MULLIN, Bernard J. Marketing Esportivo. 2. edArtmed/Bookman, 2004.
PARKS, J., QUARTERMAN, J. Contemporary Sport Management. Human Kinetics, 2002
PITTS, Brenda G. Fundamentos de Marketing Esportivo. 1.ed.Phorte, 2002.
RICHELIEU, A.; PONS, F. Reconciling managers' strategic vision with fans' expectations. International Journal of Sports Marketing & Sponsorship, v.6, n.3, p.150-163, Abril 2005  
RIES, A.; TROUT, J. Positioning, The battle for your mind - Warner Books - McGraw-Hill Inc., New York, 1981.
SHANK, M. D. Sports Marketing: A strategic perspective. Prentice-Halls, New Jersey, 1999.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo