ERP - Enterprise Resource Planning

Conceito de ERP[1]


 O conceito de ERP origina-se dos conceitos de planejamento durante a evolução da sociedade industrial. Inicialmente com o MRP (Material Requirements Planning) onde o foco principal era o planejamento de materiais. Isto não foi suficiente e evoluiu para o MRP II (Manufacture Resources Planning) onde além dos materiais também era fundamental para planejar os recursos de produção. Paralelo a estes conceitos outras áreas também evoluíram como contabilidade e financeiro, mas isto não garantiu a qualidade e produtividade, sendo necessário melhorar a comunicação entre as diversas áreas e processos das empresas. Através dos conceitos de planejamento e integração surgiu o ERP (Enterprise Resource Planning). Planejamento dos Recursos Empresariais é o objetivo maior da adoção de um ERP, e foi sob esta premissa que tem se desenvolvido a cada dia e hoje se tornou a ferramenta de software mais utilizadao no planeta.

Em complemento ao ERP surgiram diversos conceitos e ferramentas como:
ERPII (External Routing Planning) – Com objetivo de expandir a integração entre diversas organizações.
SC (Supply Chain) – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Integração de toda cadeia produtiva e comercial.
CRM (Customer Relationship Management) – Qualidade no relacionamento com o cliente.
BI (Business Inteligence) – Análise detalhada das informações da organização e acompanhamento de indicadores.
BSC (Balanced Scorecard) – Planejamento e monitoramento de indicadores com ênfase nas perspectivas do Aprendizado, Processos, Cliente e Lucro.
 
Essas são ferramentas complementares. tem pouca eficiência sozinhas e dependem essencialmente do ERP, pois é este que garante a operação da empresa gerando uma base de dados confiável para a extração de informações.

Principais software de ERP no Brasil.




Cuidados ao selecionar um ERP.

 A seleção de um ERP é um processo complexo e delicado, exige que os envolvidos conheçam detalhadamente as necessidades da empresa.
A estrutura do fornecedor é um quesito importante para uma boa parceria. Uma estrutura sólida, com pessoal capacitado, proporciona ao cliente a tranqüilidade de um bom atendimento no momento em que necessitar de um suporte técnico. E mais, indica segurança de continuidade do trabalho e evolução contínua do sistema.
A questão mais delicada e importante para sucesso de um projeto de implantação de um ERP, é a avaliação da aderência entre os recursos do software e as necessidades da empresa. É fundamental avaliar as necessidades futuras, ou seja, verificar se o software tem como acompanhar o crescimento futuro da organizaçãoIsto é, o sistema deve atender as necessidades atuais e as necessidades projetadas. Sempre que se pensa em adquirir uma solução ERP deve-se ter em mente uma parceria de longo prazo.

A existência de documentação do software (documentação técnica e manual de usuário) é de extrema importância para auxiliar os usuários como também garante uma seriedade e metodologia na elaboração do sistema. Todo ERP é um produto dinâmico, que está em constante evolução para atender as demandas do mercado.
 
A customização é uma etapa que deve ser evitada, mas quando não for possível é fundamental ter a garantia de que este desenvolvimento específico será evoluído na próxima versão do ERP. É muito comum que o cliente fique responsável pela evolução, e acabe tendo que assumir os custos e riscos de "recustomização" a cada nova versão.
 
A implementação é a fase em que surgem as maiores dificuldades, pois envolve diretamente as pessoas e com freqüência surgem resistências com a alteração da rotina da organização, neste aspecto deve ser avaliado experiência em implementação e a metodologia utilizada pelo fornecedor.



Vantagens da adocão de um ERP.

 A adoção de um ERP gera significativos ganhos para a organização, os principais estão na melhoria da comunicação, na integração dos setores da empresa, na eliminação de retrabalhos, na melhoria do acompanhamento dos processos, qualidade e velocidade na geração de informações. Em resumo ganhos com a redução de custos e aumento da produtividade.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo