Data portability , A crise do

Data Portability, é um movimento no sentido de dar aos usuários o controle sobre as suas redes sociais e trazer praticidade a quem usa web. O vídeo acima ilustra bem a necessidade desta padronização, e a praticidade que o dataportability traria para os usuários. Dando controle ao usuário sobre seus amigos, seus dados, sobre sua privacidade, e padronizando isso, temos uma proposta coerente de simplificação e melhoria para a web.  Quem se interessar pelo assunto e quiser saber um pouco mais recomendo dar uma olhadaaqui, e aqui.
Agora vou dar uma opinião sobre o que considero a crise do data portability. O slogan do dataportability.org é: Share and remix data using Open Standards. Compartilhar e misturar dados utilizando Padrões abertos é uma proposta realmente adequada, mas as empresas que querem lançar serviços de portabilidade hoje não estão interessadas em fazer isto pelo bem do usuário e sim para aumentar suas esferas de influência.

Google vs Myspace vs Facebook

As 3 empresas acabaram de lançar suas plataformas de comunicação entre redes sociais, Friend Connect,Data Availability, e Facebook Connect. Todas as plataformas disponibilizam os dados, deixam que eles sejam acessados por outros sites, mas não os tornam portáteis.
Data Portability é completamente diferente de comunicação entre as diversas redes sociais. O que vivemos neste momento é uma iniciativa no sentido de diminuir o número de serviços que possuem dos dados, e trazer alguma praticidade e simplificação para desenvolvedores e usuários. O que alguns não perceberam é que a diminuição do número de bancos de dados, ainda não dá ao usuário a propriedade sobre seus dados e cria até uma espécie de cartel dos possuidores dos dados. Tudo continua do mesmo jeito, no espectro de quem é o possuidor dos dados. O dado não é seu, ele é do google, do facebook, ou do myspace. Por sorte, eles simpaticamente deixam que você os acesse e até compartilhe com outros sites. Ter um widget com seus amigos do orkut em qualquer site, não ter que importar todos os seus amigos a cada vez que você cria conta em um novo serviço não é data portability. Isso é comunicação entre as redes sociais, não um movimento em direção a utilização de padrões abertos para a web. É um avanço, melhorará muito a experiência dos usuários, mas ainda não é o suficiente.
Estas formas de convergência ainda tem que amadurecer muito para chegarmos a um padrão aberto.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo