Comércio Eletrônico e Tele-Trabalho

Introdução

            O mundo atual está cada vez mais influenciado pela globalização, seja na disseminação de informações, ou mesmo na integração e comunicação de pessoas e serviços. Dentre essa influência da globalização no planeta, pode-se destacar dois setores que estão crescendo de forma bastante acelerada a cada dia. Trata-se do Comércio Eletrônico (e-commerce) e do Tele-trabalho.
            A seguir, cada um desses setores será abordado individualmente, sendo caracterizados de acordo com suas abrangências, suas vantagens, desvantagens e perspectivas.

Comércio Eletrônico

            O Comércio Eletrônico (e-commerce) pode ser definido como a capacidade de realizar transações envolvendo a troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes utilizando meios eletrônicos. As empresas de hoje têm à disposição, várias aplicações de e-commerce que eram inexistentes até pouco tempo atrás, mas que tendem a aumentar de forma significativa nos próximos anos.
            A principal vantagem do Comércio Eletrônico é que torna-se possível realizar uma compra de um produto pela internet, sem a necessidade de sair de casa. Pelo computador é possível escolher a mercadoria, customizá-la, efetuar o pagamento através de um cartão de crédito, por exemplo, e aguardar que o produto seja entregue em domicílio.
            Hoje em dia, é possível que qualquer pessoa pratique o comércio eletrônico, seja comprando, ou até mesmo vendendo bens e/ou serviços. Grandes empresas que já adotaram o comércio eletrônico, como as Lojas Americanas (HTTP://www.americanas.com) e a Som Livre (HTTP://www.somlivre.com), possuem um grande portal eletrônico na internet, com interfaces e aplicações extremamente robustas, onde o usuário/cliente pode navegar pelo site da mesma forma como andaria pelos corredores dessas lojas.
            Mas não precisa ser uma grande empresa para se vender produtos na rede. Páginas de compra e venda como a do Mercado Livre (HTTP://www.mercadolivre.com) permite que qualquer pessoa compre ou venda seu produto pela internet. Porém a confiabilidade nesse tipo de transação ainda não é muito consolidada.
            O comércio eletrônico é uma atividade relativamente nova, e isso faz com que o número de pessoas que a praticam ainda não seja muito grande, seja por falta de conhecimento desse serviço, ou então pela falta de confiança no mesmo. Mas esse é um problema que será resolvido em pouco tempo. A cada dia que passa mais pessoas estão comprando ou vendendo pela internet.
            Uma pesquisa feita pela AT&T revela que 40% dos entrevistados já fizeram compras na rede e que 95% destes, pretendem voltar a comprar. Pesquisa similar brasileira (IBOPE) revelou que 24% dos internautas brasileiros já compraram algo na internet e 74% planejam comprar virtualmente nos próximos 12 meses.
            No Brasil, os números mostram um faturamento com o Comércio Eletrônico de R$6,40 bilhões no ano de 2007, o que significa um aumento de 45% se comparado com o ano anterior. Apenas nessa década, os lucros com a atividade de e-commerce cresceram de forma considerável. Prova disso é que em 2002 o faturamento não chegava à R$ 1 bilhão.
            O Comércio Eletrônico começou basicamente com a venda de livros, CDs e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização online. Já estão sendo viabilizados pela internet a venda de serviços como pacotes turísticos, por exemplo. Especialistas afirmam que em poucos anos, todo tipo de produto e serviço poderá ser comercializado através da internet.

Tele-trabalho

O Tele-Trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é a forma de trabalho realizada em lugar distante do ambiente central e/ou centro de produção da organização, que permite a separação física e que implique no uso de uma tecnologia facilitadora de comunicação.
            Basicamente, o tele-trabalho consiste no membro de uma determinada organização realizar suas funções fora do ambiente físico da empresa. Geralmente, a empresa concebe essa forma alternativa de trabalho ao seu funcionário, com o objetivo de melhorar a produtividade desse, permitindo que o mesmo possa escolher o seu próprio local de trabalho e compareça apenas para entregar os resultados ou então o faça pela internet. Em tese, não importa onde a pessoa realiza o trabalho, desde que o faça da maneira proposta.
            Além de ganhar em produtividade e bem-estar pessoal, o trabalho remoto traz outras vantagens para os profissionais, como segurança, tranqüilidade, redução do stress e, como está em sua própria casa, também desenvolvem melhor ritmo, horário de trabalho e maior capacidade de concentração.
            Dentre as principais vantagens do tele-trabalho, os estudiosos abordam principalmente dois pontos. O fator ambiental e à qualidade de vida, como economia de tempo de locomoção e, conseqüentemente, redução da poluição, e a contribuição para o emprego de portadores de necessidades especiais.
            Por outro lado, esses especialistas lembram também que através dessa atividade, torna-se difícil o controle da jornada de trabalho, as horas extras, os equipamentos, a confidencialidade dos dados, a pessoalidade, as condições de salubridade e a responsabilidade por um eventual acidente de trabalho.
            O tele-trabalho já é uma atividade bastante praticada nos Estados Unidos e no Brasil cresce a cada dia. Nos próximos anos, é possível que se tenha um grande número de pessoas trabalhando em suas casas, cumprindo suas metas e tendo que comparecer na empresa apenas em caráter de emergência ou para confraternizações.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo