Business Brokering - o que é?

Nem sequer tem tradução para português, mas é o segredo para muitos negócios se concretizarem. Um business broker não é mais do que um intermediário, que tenta, com conhecimento de mercado, sintonizar expectativas de quem vende e de quem compra. A sua principal missão é negociar, ocupando-se de várias funções ao longo do processo de aquisição.
Quando contratadas pelos vendedores, estas empresas encarregam-se, geralmente, de estimar o valor do negócio que têm em mãos e de procurar potenciais interessados, preservando a confidencialidade. Habituadas a lidar com os trâmites a que estas operações obrigam, têm o faro necessário para fazer negócio rápida e eficazmente. Encontrado o comprador, podem dar-lhe apoio na transacção, inclusivamente no que diz respeito ao acesso a financiamento.

De entre os serviços específicos que os business brokers prestam, destaca-se, por exemplo:
  • Prospecção (identificação de um conjunto de entidades vendedoras ou compradoras até encontrar os parceiros ideais)
  • Negociação (investigação, análise e auditoria de toda a informação de ambas as partes, em especial, da empresa a transaccionar, para concluir a realização de um acordo que satisfaça comprador e vendedor)
  • Desenvolvimento (planificação, após a concretização do negócio, do novo rumo da empresa transaccionada, de acordo com as premissas fixadas na negociação)

Ganham, por isso, uma remuneração, podendo esta ser fixa ou variável sobre o preço de venda. As vantagens são evidentes. No segmento em que, por norma, trabalham (o das PME), o dinamismo dos negócios exige que se esteja sempre alerta. Atitude nem sempre possível a um proprietário ou a um potencial comprador, quando a sua vocação é gerir uma empresa. Ora é nisso que os business brokers são especialistas.

O que ganham os vendedores?1. Orientação por todos os passos necessários para venderem a empresa
2. Definição do preço certo para o activo que querem transaccionar
3. Apoio na recolha de informação para divulgar mais eficazmente o negócio a investidores
4. Acesso de potenciais compradores a informação sistematizada sobre a empresa
5. Procura activa de possibilidades de negócio, dentro das condições definidas
6. Segurança na confidencialidade e na concretização da transacção, com acompanhamento nos procedimentos que sucedem ao fecho do negócio
7. Margem negocial

O que ganham os compradores?1. Acesso a uma carteira de investimentos variada, seja em termos de dimensão, de tipologia de negócio, de localização geográfica, de valor envolvido, etc.
2. Disponibilização de toda a informação necessária para conhecer os pormenores do activo em vista
3. Apoio na contratualização de financiamento para suportar a transacção
4. Facilidade no diálogo com o comprador
5. Definição adequada do valor a oferecer pela empresa, calculando minuciosamente o potencial do negócio, em função do investimento
6. Rede de assistência de especialistas, da contabilidade ao sistema jurídico
7. Margem Negocial

Tal como a Global Business Brokers, www.gbb.pt ou www.globalbusinessbrokers.eu existem, em Portugal, empresas que se dedicam a esta actividade, sendo que, a nível mundial, muitas já fazem parte de grandes redes. Estes núcleos permitem, acima de tudo, a partilha de conhecimentos, ajudando, em alguns casos, a concretizar negócios que, localmente, poderiam ficar pelo caminho. É o caso da Empire Business Brokers (http://www.empirebb.com/usa/indexusa.php), uma aliança internacional, fundada em 1981 e com mais de 70 escritórios por todo o planeta.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo