Administração de Materiais

A administração de materiais é um dos elementos mais importantes de um sistema logístico. A eficácia da administração dos estoques afeta diretamente a eficiência do sistema e, em muitos casos, os estoques possibilitam a operação do sistema.
Para ajudar o profissional de suprimentos na boa administração dos materiais, existem os 7 Mandamentos para bem administrar materiais:


  1. Trate o material com cuidado - material maltratado sem cuidado, limpeza/ manutenção “rende menos”, além de causar má impressão e risco de acidentes.
  2. Use o material com parcimônia - desperdício de materiais é anti-econômico, financeira e ecologicamente.
  3. Planeje o uso do material com antecedência e evite urgências - não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Logo que a necessidade fique evidente, prepare imediatamente uma requisição. Não espere pela falta do material (compra sem concorrência, preço mais alto, etc.). Não solicite nada “urgente” sem absoluta necessidade.
  4. Solicite o estritamente necessário - reflita sobre a necessidade do material e veja se pode ser aproveitado um já existente. Um estudo crítico poderá dispensar o material ou diminuir a quantidade inicialmente prevista.
  5. Escolha o material mais econômico dando preferência ao codificado - analise bem a finalidade do item solicitado. Eventualmente material de qualidade comum atende o propósito com menor custo. Lembre-se, qualidade não deve ser medida pelo preço.
  6. Especifique corretamente - a especificação correta evita enganos, possibilitando compra certa evitando desgosto de receber material em desacordo com a necessidade. Para evitar perdas de tempo e dinheiro, as requisições de “material codificado do estoque” devem mencionar a nomenclatura e o código de acordo com o “catalogo”. As requisições de “material especial não codificado” devem sempre indicar a especificação correta, detalhada e completa.
  7. Não faça estoque na seção - lugar de estoque é no almoxarifado. Material em excesso na seção constitui duplicação e empate de capital desnecessário. Devolva ao almoxarifado/estoque todo o material desnecessário na seção/ loja. Com este procedimento, você recebe o credito do valor correspondente, evita que o material se estrague ou fique obsoleto e colabora para a economia da empresa, pondo o material á disposição de outros usuários.
É importante criar métodos e sistemas para controle, porém nada será eficaz se não for respeitado e colocado em prática.
 
Fonte: www.mr.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo