Curso exclusivo para índios

O sonho do índio guarani Wanderley Moreira de ingressar em uma universidade está perto de se tornar realidade. Em novembro, ele será um dos candidatos ao curso de nível superior em licenciaturas dos povos indígenas da UFSC. Serão oferecidas 120 vagas para as etnias guarani, caingangue e xoclengue. A nova graduação formará professores para lecionar nas escolas indígenas de SC.

Wanderley vive na aldeia Yyn Moroti Whera, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele escolheu o curso de linguagens porque há vários dialetos e poucos índios que ainda falam a língua nativa. “Fiquei sabendo do vestibular há umas três semanas. Sempre tive o sonho de ingressar em uma universidade e, ao mesmo tempo, ajudar na preservação e divulgação da cultura indígena.”

Nos próximos dias, ele planeja intensificar os estudos para passar no vestibular, que ocorre no dia 14 de novembro. As inscrições, gratuitas, começam no dia 28 e podem ser feitas somente pelo site da UFSC. Entre os requisitos, o candidato deverá informar a aldeia em que vive e o nome do cacique. São 40 vagas para cada um dos três povos. O curso tem como enfoque os territórios indígenas, principalmente as questões fundiária e ambiental no Sul da mata atlântica. O candidato vai poder optar entre três cidades para prestar o vestibular: Xanxerê, José Boiteux e Florianópolis.



http://www.clicrbs.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo