Cérebro compensa perda de região responsável pela memória

Muitos cientistas dizem que a perda da amídala resulta na incapacidade do cérebro de formar novas memórias de conteúdo emocional.

Uma nova pesquisa mostra que isso não acontece e sugere que, quando uma região é danificada, outras compensam suas funções.

Segundo Michael Fanselow, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, “nossas descobertas mostram que quando a amídala não está disponível, outra região do cérebro, chamada núcleos da base, pode compensar a perda da amídala”.

O pesquisador explica que os núcleos da base têm um aprendizado mais lento e só formam memórias quando a amídala não está aprendendo. 



Mas quando não existe amídala, e a pessoa passa por uma experiência emocional, os núcleos da base entram em ação.

- É como se a amídala dissesse “estou fazendo meu trabalho, por isso você não devia aprender”. Quando a amídala se vai, os núcleos da base não recebem esse sinal e ficam livres para aprender.

A amídala tem um papel importante no aprendizado e no armazenamento de uma experiência, além de funcionar como um alarme para ativar uma cascata de sistemas biológicos e proteger o corpo em horas de perigo.

Os núcleos da base são um conjunto de matéria cinza do cérebro anterior que fica em volta da estria terminal. Os neurônios que ficam nessa região recebem informações do córtex pré-frontal e do hipocampo e se comunicam com várias regiões inferiores do cérebro que controlam as reações ao estresse e comportamentos defensivos.

Os cientistas disseram que “se conseguirem encontrar formas de promover esse tipo de compensação, então poderão ajudar pacientes que perderam a função da memória por causa de danos cerebrais, como pessoas que sofreram um derrame ou têm mal de Alzheimer”.

É possível que a pesquisa leve ao desenvolvimento de novos tipos de remédios e a esquemas de ensino que facilitem a plasticidade em regiões que têm o potencial para compensar as áreas danificadas.



http://noticias.r7.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo