Quase 570 mil alunos abandonam o ensino médio no primeiro ano

Dos alunos matriculados no ensino médio brasileiro, 16,5% abandonam os estudos já no primeiro ano. O número equivale a quase 570 mil dos 3,4 milhões de jovens inscritos neste nível de ensino em 2007. Os dados são do MEC (Ministério da Educação) e constam em um estudo apresentado nesta quarta-feira (16) pela ONG Todos Pela Educação.

A pesquisa aponta ainda que cerca de 253 mil alunos que estavam aptos a ingressar no ensino médio não fizeram matrícula. A evasão e o abandono neste nível são problemas graves, que atingem tanto as áreas rurais quanto as grandes cidades, afirma Carlos Artexes, diretor de orientações currículares do MEC para a educação.
- É um fenômeno humano, que se repete nas regiões metropolitanas e no Sudeste.
A taxa de abandono cai conforme evoluem os anos do ensino médio - na terceira série, o valor chega a quase 10% dos estudantes, ou 114 mil dos 1,2 milhões de matriculados. Para Ricardo Paes de Barros, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o problema pode estar ligado à falta de condições dos estudantes para ingressar e continuar na escola.
- Vemos um problema material, em que o estudante não tem condições de chegar no colégio. Falta dinheiro para transporte, material escolar, por exemplo. Sabemos que melhorar a qualidade do sistema de ensino é importante, mas tenho minhas dúvidas se só isso vai resolver o problema.
Assinado por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep (órgão do ministério responsável pelo Enem), o levantamento aponta que as matrículas no ensino médio vêm caindo desde 2004 - houve redução de 9% entre esse ano e 2007. A explicação, diz Fernandes no estudo, está na estabilização do número de alunos do ensino fundamental, que não afetaria mais a entrada de estudantes no ensino médio porque teria chegado a um "teto."
 Outro dado preocupante da pesquisa é a taxa de reprovação. No primeiro ano do ensino médio, o número chega a 16,4% do total de estudantes (564 mil). Se for somado com o abandono, o número de não aprovados neste nível de ensino chega a um terço de todos os 3,4 milhões matriculados.
Para Artexes, o currículo do ensino médio precisa ser reformulado como forma de atrair os alunos. Hoje ele é "enciclopédico" e fica limitado pelo vestibular.
- O currículo tem que ser construído como projeto de vida. É preciso mudar a cultura da escola brasileira.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo