Intercâmbio nos EUA para mestres

Preocupados com o nível do Inglês que é ensinado nas escolas da rede pública do Rio, a Embaixada dos EUA resolveu investir em cursos de capacitação gratuitos — com possibilidade de viagem para o exterior — para os professores das escolas públicas. Como a cidade será sede das Olimpíadas em 2016, eles esperam melhorar, principalmente, a fluência verbal dos mestres. Um dos objetivos é criar uma geração de alunos que tenha qualificação suficiente para atuar nos Jogos Olímpicos. Para incrementar a formação de jovens carentes, entidade filantrópica e estrangeiros dão aulas gratuitas de Alemão e Francês também. 

“A embaixada tem um projeto para seis anos no Rio. É o tempo até os Jogos. Nosso foco é o professor, que é parte central do ensino. O nível de gramática deles é muito bom, mas a parte verbal, não. Se você investe em quem ensina, o aluno tem uma melhor qualidade do que é repassado na sala de aula”, explicou a adida Cultural da Embaixada Americana em Brasília, Jean Manes.

O curso começa em agosto e terá duração de dois semestres. Serão 140 horas de aulas que poderão ser feitas aos sábados ou durante a semana. A embaixada ainda não decidiu como serão feitas as inscrições. Numa outra etapa, serão abertas oportunidades para que os professores possam se candidatar a uma espécie de intercâmbio nos Estados Unidos. Ainda não foi definido o número de vagas, que vão distribuídas entre quatro estados, mas é certo que, por conta da competição esportiva, candidatos do Rio de Janeiro terão prioridade.
‘ME SENTI EM CASA’
O aprendizado de idiomas tem sido uma aposta para muitos jovens sem recursos financeiros que almejam uma qualificação diferenciada no mercado de trabalho. Nas disputadas escolas Padre Doutor Francisco da Motta e Sonja Kill — que fazem o ensino continuado do Fundamental para o Médio — no Morro da Conceição, no bairro Saúde, os 900 alunos estudam sete anos de Alemão. Os colégio são mantidos por entidades filantrópicas e não cobram mensalidade dos alunos, que devem ser carentes e moradores da região.
Em 2008, 30 estudantes viajaram para a Alemanha gratuitamente. “Foi uma surpresa na minha vida. Não pensei que iria tão longe. Consegui entender algumas pessoas lá e me senti em casa. Foi uma oportunidade única”, comemora Iago Resende, 17 anos, aluno da escola Sonja Kill.
Para o professor do idioma das duas escolas, Heiko Crump, muitos alunos têm condição de se formar com bom conhecimento de Alemão. “Aqui, a língua tem o mesmo peso que outra disciplina. É uma matéria como Matemática e Português. Acredito que é uma porta que se abre para esses estudantes. Através dela, eles podem ter uma outra visão de vida”, explicou ele.
No Vidigal, aulas com estrangeiros
No Morro do Vidigal, na Zona Sul, o francês é ensinado gratuitamente para os moradores. O curso de línguas estrangeiras é patrocinado pela ONG Educari e tem a orientação pedagógica do Departamento de Letras da PUC-Rio. São três professoras do idioma — todas estudantes do curso de Relações Internacionais na universidade. As turmas são formadas por alunos que têm entre 12 e 15 anos.

A partir da semana que vem, será a vez de alunos de uma escola pública de Madureira ganharem bolsa de estudo pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil com o apoio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). As crianças vão estudar no curso IBEU de Madureira.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo