Aumenta a demanda de cursos na área de Tecnologia da Informação

Aluno aplicado, Daniel de Souza sempre foi considerado o melhor da turma, principalmente quando o assunto era matemática. Além de ser fã de cálculos, números e tudo o que era referente à disciplina, o estudante sempre demonstrou um profundo interesse por sistemas de computadores. Já no terceiro ano do ensino médio, durante uma feira de profissões no colégio onde estudava, assistiu a uma palestra sobre Tecnologia da Informação, mais conhecida como TI.
“Naquele momento, descobri o que queria fazer da vida. Mas ao mesmo tempo fiquei perdido no meio de tantas opções, já que é uma área tão abrangente”, explica.

 A dúvida de Daniel é mais comum do que se imagina. Por ser extremamente diversificada, a área de TI abrange diversas possibilidades de atuação, que são refletidas na enorme quantidade de cursos disponíveis no mercado. Até mesmo uma definição para a sigla é difícil de ser feita – vários profissionais costumam divergir sobre o conceito do que é a Tecnologia da Informação.

Tomando-se por base a origem da palavra tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo"), a definição mais próxima do que é TI seria o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação e que permite registrar, comunicar e obter resultados a partir de uma informação. Assim como a definição, a abrangência de atuação também é grande.

Até se decidir pelo curso de Ciência da Computação, Daniel demorou. Além de pesquisar sobre a carreira na internet, conversou com professores e profissionais de TI, até tomar sua decisão, já às vésperas da inscrição do vestibular. Mas não se arrepende.

 “Tenho tido contato com diversas ferramentas para a criação de softwares de computador. E o melhor: a matemática está intimamente ligada a esse processo”, comemora.

Entre os profissionais ligados à área de TI, os que mais se destacam são Analistas de Redes de computador, Analistas de Sistemas, Webdesigners e Programadores de Web. Os salários para quem tem nível superior costumam compensar os anos de estudo, como afirma o analista de redes Roberto Silveira.

“Confesso que o curso foi difícil. Mas hoje trabalho em uma multinacional e, além de boa remuneração, a empresa costuma investir em cursos de especialização para os funcionários”, conta Roberto, formado em Engenharia da Computação pela PUC-Rio.

Além da PUC, outras instituições de ensino também investem em cursos voltados para a área de TI. Entre elas a UFRJ, que oferece o curso de Ciência da Computação, considerado um dos melhores do país. Quem quiser optar por um curso técnico, o Senai-RJ está com inscrições abertas para o curso de Redes de Computadores, para alunos que estiverem cursando, no mínimo, o 2º ano de ensino médio.

"Com a constante evolução da área de informação, os profissionais de TI são cada vez mais solicitados nas empresas. Ter um bom preparo, conhecer as ferramentas e gostar do que faz são requisitos essenciais para um bom profissional”, finaliza Silveira.  Para saber um pouco mais sobre o dia a dia do profissional de TI, assista ao vídeo elaborado pelo Senai-RJ.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo