Professor de português ensina método de dedução


O professor de português Eduardo Valladares explica como o uso do método de dedução pode deixar um texto bem estruturado.
A dedução é um processo de raciocínio usado quando se quer defender determinada opinião. Você parte de verdades universais até chegar a uma conclusão particular, que é chamada de tópico frasal.
O filósofo grego Aristóteles definiu uma espécie de dedução chamada de silogismo clássico. Esse é um ótimo exemplo de processo de raciocínio dedutivo.
A ideia básica é a seguinte: a frase “Todo homem é mortal” é uma premissa maior. A sentença “Sócrates é homem” é uma premissa menor. A frase “Logo, Sócrates é mortal” é a conclusão.
A primeira sentença tem um caráter bastante abrangente, universal. É algo que não se pode questionar. A segunda frase é uma especificação, um exemplo.
Tendo em vista o silogismo clássico, pode-se levar isso a textos argumentativos.
Confira a aula completa em vídeo.

http://g1.globo.com/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo