Governo lança campanha de saúde para travestis

A Folha de S.Paulo destacou o lançamento nesta quarta-feira, 28 de abril, da campanha do governo Federal voltada à saúde das travestis. A ação, realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Direitos Humanos, aborda, entre outros temas,  o sexo seguro. Leia a seguir a matéria na íntegra. 

Governo lança campanha de saúde para travestis

Cartazes e folders tratarão de respeito e sexo seguro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Para turbinar seu corpo, opte pelas próteses de silicone de clínicas autorizadas. Elas são a forma mais segura de te deixar linda. A injeção de silicone industrial líquido é perigosa."

A recomendação está em um cartaz que faz parte da campanha de promoção da saúde e dos direitos humanos de travestis lançada ontem pelo governo federal.

Organizada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Direitos Humanos, a ação terá dois slogans: "Sou travesti. Tenho direito de ser quem sou" e "Veja além do preconceito".

Produzidos por travestis, os folders e cartazes tratam principalmente de respeito e sexo seguro. "Pode achar diferente, pode até discriminar, mas não esqueça também de sempre me respeitar", diz um deles. "Oi, mona, tem camisinha na bolsa?", diz outro.

No site do Departamento DE DST e Aids www.aids.gov.br/travestis, será possível baixar toques de celular com o tema.

No lançamento da campanha, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirmou que um dos públicos que precisam ser sensibilizados é o dos funcionários de serviços da saúde. 

"Temos que fazer um trabalho de conscientização com esses profissionais para que eles percebam que essas pessoas [travestis] têm problemas específicos e necessitam de um acolhimento especial."

Para as escolas, a campanha recomenda que os alunos travestis sejam chamados pelo nome social e que possam utilizar o banheiro feminino.

Mudança de sexo

Em 2009, em outro gesto de aproximação com a população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais), Temporão e o presidente Lula anunciaram que a realização de cirurgias de troca de sexo passariam a ser pagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, é preciso ter pelo menos 21 anos para fazer o procedimento.

Fonte: Folha de S.Paulo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo