Entenda por que a inversão térmica piora a poluição nas grandes cidades


O professor de geografia do cursinho pH, Robertson Costa, explica como ocorre a inversão térmica e por que esse fenômeno atmosférico natural piora a poluição nas grandes cidades.
Numa situação de normalidade, quanto mais próximo à superfície mais quente é o ar. Conforme aumenta a altitude, reduz a temperatura.
Nos meses de inverno, é comum a chegada de frentes frias. Quando um bolsão de moléculas frias entra em contato com o ar quente, perto da superfície, faz com que o ar quente, que é mais leve, seja jogado para cima. Com isso, o ar frio substitui o ar quente. Nessa situação, ocorre a inversão térmica.
O problema é quando a inversão acontece em áreas com atmosfera poluída. Nesse caso, o ar frio, que é mais denso, dificulta a dispersão do ar e as moléculas de poluição ficam aprisionadas muito perto da superfície.
Assista à aula em vídeo.
http://g1.globo.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo