Vídeo Aula: Veja série em vídeo dos resumos dos livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp


Confira a seguir os resumos em vídeo dos nove livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp. Os comentários são do professor de literatura do Anglo Vestibulares Fernando Marcílio.


Auto da Barca do Inferno
O professor de literatura destaca traços contemporâneos da peça teatral de Gil Vicente, uma vez que a obra aborda temas atemporais, como corrupção e vícios humanos. 

















Iracema
A obra de José de Alencar - escritor que se preocupou em abordar a criação de uma nacionalidade brasileira - é um expoente da prosa nacionalista romântica. O índio é situado como o herói protagonista.
 

















Memórias de um Sargento de Milícias
Com tom humorado, o romance de Manuel Antônio de Almeida destoa do idealismo do movimento romântico. A história é uma caricatura da vida carioca da época de D. João VI no Brasil.


















O Cortiço
O romance de Aluísio Azevedo se enquadra no Realismo de pendência naturalista de fins do século XIX. Diferente do romantismo de "Iracema", de José de Alencar, a obra tem como característica a sexualização dos enredos e a animalização dos personagens.














A Cidade e as Serras
O romance, que narra a história do personagem Jacinto, faz parte da terceira fase da carreira do autor realista português Eça de Queirós.




















Dom Casmurro
A obra de Machado de Assis, que pertence ao Realismo, enfoca a história de seu protagonista, Bento Santiago. Uma das marcas do livro é o aprofundamento psicológico de seus personagens.

















Vidas Secas
A obra de Graciliano Ramos pertence à segunda fase do Modernismo.
O autor retrata uma família de retirantes na seca Nordestina.
A partir de cada um dos personagens, o escritor expõe os dilemas do ser humano.








  






Capitães da Areia
A obra de Jorge Amado retrata a realidade urbana de um grupo de meninos de rua.
O autor, um dos escritores brasilerios mais lidos, propõe uma reflexão sobre
a vida de menores abandonados.
















Antologia Poética
O livro de Vinicius de Moraes mostra diferentes fases do poeta. A primeira, nos anos 30, associa a mulher à tentação. Já na fase seguinte, a partir dos anos 40, Vinícius enfoca a realidade social e retrata o sexo sem pecado.














http://g1.globo.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo