Vídeo Aula: Entenda a transição do mundo antigo para o mundo medieval


A transição do mundo antigo para o mundo medieval costuma ser bastante lembrada nas questões dos vestibulares.

Recentemente, a Fuvest fez uma questão em que pedia para o candidato analisar a queda do Império Romano, no ano de 476, diante dos povos invasores.

No período que veio a seguir, teve início o processo de formação do feudalismo, em que foram muito marcantes o êxodo urbano e a ruralização da sociedade europeia.


Numa aula em vídeo, Marcus Bianco, professor de história da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica que o que levou a economia a se tornar cada vez mais agrária foi a crise do escravismo, agravada pelas invasões bárbaras, que desarticularam as redes comerciais (confira o vídeo).

"É a falta de mão de obra escrava e a queda na produção e no abastecimento das cidades que geram a crise de fome nas cidades. [Diante disso], o aristocrata se desloca para a sua propriedade rural, a vila romana, carregando atrás de si uma horda de pobres famintos. As invasões bárbaras também contribuíram para desarticular as redes comerciais", explica 

http://g1.globo.com/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo