Governadora empossa novo comandante geral da PM e anuncia concursos


A governadora Ana Júlia Carepa participou da solenidade de passagem do Comando Geral da Polícia Militar do Pará, no final da tarde desta terça-feira (23), quando o cel. Augusto Emanuel Leitão assumiu o Comando Geral da PM, cargo anteriormente ocupado pelo cel. Dário Teixeira. O cargo de sub-comandante será assumido pelo cel. Edvaldo Sarmanho.

Durante a solenidade, a governadora anunciou a abertura de mais quatro concursos para a Polícia Militar, para o provimento de mais 70 homens e mulheres, sendo 30 vagas para a área da saúde e 40 destinadas aos oficiais que passarão pelo curso de formação, pondo fim aos 15 anos em que o Estado não realizava concursos nessas áreas.

Oficiais, praças, secretários de Estado, autoridades da área da segurança pública e da justiça, imprensa local, além de familiares dos coronéis Dário e Leitão, acompanharam a cerimônia.

Após 32 anos de Polícia Miltar, 29 dos quais na ativa, sem interrupção, o coronel Dário Teixeira, por motivos de saúde, entrega o comando geral da PM no Pará e se integrará ao quadro da reserva remunerada de oficiais militares. "Houve um agravamento da minha situação de saúde, e, em uma conversa com a governadora, pedi que ela atendesse ao meu pedido e chamasse um substituto para o cargo", explicou Dário, que confessa estar feliz pela escolha "abençoada" da governadora pelo coronel Leitão, que até então respondia pelo sub-comando da PM. "Parabenizo a ascensão do comandante (Leitão) e reitero que ela se deu única e exclusivamente por méritos próprios", disse ele.

"Apesar de todas as dificuldades, faço um balanço positivo tanto da minha gestão, principalmente pela visão e sensibilidade da governadora em apostar na segurança pública. Em quase 29 anos de efetivo serviço, nunca vi tanto investimento na área de segurança pública, com compra de novas viaturas, reaparelhamento, armamento, que deram condições de trabalho", analisou Dário, revelando que antigamente os policiais usavam suas armas particulares para o combate da criminalidade.

O cel. Dário ainda parabenizou a iniciativa da governadora em realizar, após dez anos um concurso público, que trará para as ruas dos municípios paraenses 3.700 novos militares. "A inclusão de efetivo era uma situação que há mais de 10 anos não era vivida no Pará". Dos aprovados no concurso, 1.500 já estão nas ruas, enquanto o restante conclui o curso de formação de oficiais.

Agradecimentos - Dário ainda agradeceu à tropa pelo apoio, obediência e pela competência dos militares; ao secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, "pela forma competente que comanda a Secretaria"; aos familiares pediu perdão pelos anos de afastamento e ausência em decorrência das obrigações e missões profissionais; a Deus por ter iluminado seus caminhos e "por me dar força para superar este mal que me aflige"; e à governadora Ana Júlia "por ter realizado o meu sonho de ser nomeado comandante geral da corporação e pelo respeito com o que sempre tratou a mim e à tropa militar paraense. "É chegado o momento de pendurar a farda", despediu-se o coronel, de 45 anos.

Em seu pronunciamento, a governadora agradeceu pelo apoio e confiança nela depositados quando das decisões em investir na segurança, área que ficou relegada pelo Executivo estadual paraense por anos. Ana Júlia contabilizou investimentos na ordem de R$ 1,1 bilhão feitos na corporação, 60% a mais do que foi feito na gestão passada. E ainda destacou o trabalho realizado pelo coronel Dário ao longo dos anos à frente da tropa militar, principalmente por assumir o comando em um momento delicado para a segurança pública paraense. "O cel. Dário teve um papel exemplar, comprometido com a sociedade, com todos. Por isso vou continuar orando pela sua plena recuperação", reconheceu a governadora.

Segurança Cidadã -  "Agradeço, em nome do povo, pela seriedade, compromisso e empenho com que a Polícia Militar do Pará vem trabalhando para mudar a realidade do nosso Estado", disse a governadora Ana Júlia. "Eles foram escolhidos por mim para comandar a Polícia Militar, para diminuir a violência, criar um ambiente de paz e garantir a tranqüilidade ao cidadão trabalhador e trabalhadora", completou ela.

O projeto Segurança Cidadã foi destacado pela governadora como aplicação e execução de uma nova concepção de segurança pública no Pará, que consiste na instalação de bases de policiamento nas regiões e bairros onde a população é mais afetada pela criminalidade. No programa, os próprios moradores recebem treinamento e capacitação e se transformam em promotores de segurança colaborando com a ação do policiamento nos bairros.

"Agora iremos usufruir os investimentos feitos pelo governo, com mais policiais treinados nas ruas, melhores armados e equipados para que possamos cumprir com nossa missão constitucional de dar segurança a todos os cidadãos", declarou cel. Leitão, novo comandante geral da Polícia Militar.

Estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado Geraldo Araújo (Segurança Pública), Wilson Figueiredo (Administração), Paulo Roberto Ferreira (Comunicação), Justiniano Jr., superintendente do Sistema Penitenciário, Raimundo Benassuly, delegado geral da Polícia Civil, Almeirindo Leitão, procurador de Justiça, Coronel Dilson Júnior, chefe da Casa Militar, em exercício; deputada estadual Regina Barata e o vereador Otávio Pinheiro.


Renata Biondi - Secom


http://www.agenciapara.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo