Nova Escola Superior de Música em Lisboa inaugurada... com música

Com muita música foram hoje inauguradas as novas instalações da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), um projeto do arquiteto Carrilho da Graça, numa cerimónia em que participou o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago.

Depois de agradecer aos músicos que interpretaram as peças escolhidas para a sessão, o responsável agradeceu também “que existam músicos” e recordou que é preciso “não esquecer que a Escola Superior de Música de Lisboa é a grande herdeira da tradição do Conservatório Nacional”.

Aproveitou também para frisar que “a educação pela arte e pela ciência é aquilo que temos de melhor como valor de civilização”.

Situado no complexo do Instituto Politécnico de Lisboa, em Benfica, o novo edifício ocupa uma área de 7300 metros quadrados, distribuídos por duas caves e três pisos elevados, e foi construído em espiral em torno de um pátio ajardinado, para permitir que os espaços de aprendizagem tenham alturas diferentes, em função das sonoridades dos vários instrumentos musicais.

Nesse pátio, pintado de amarelo, foi recebido o ministro com o primeiro momento musical da tarde, pela Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música, a que se seguiriam vários outros, incluindo, após uma visita guiada pelo edifício, uma instalação-vídeo acompanhada ao saxofone, intitulada “Improvisação sobre uma Escola”, pelos professores Carlos Caires, José Luís Ferreira e José Massarrão.

Em seguida, Mariano Gago descerrou, na presença do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, a placa de inauguração da escola, que tem, além de um grande auditório com 400 lugares, mais 28 espaços de apoio pedagógico, entre os quais biblioteca, fonoteca/videoteca, reprografia, salas de conferências, gabinetes e camarins.

Quanto aos espaços dedicados ao ensino, o novo edifício tem um estúdio de interpretação cénica, um pequeno auditório (com 50 lugares sentados), um estúdio de eletroacústica, dois espaços de régie e mais de 73 salas e estúdios para aulas e estudo, construídos de acordo com as características técnicas e acústicas adequadas, para as diversas áreas de especialização do ensino da música.

No grande auditório, prosseguiu o programa musical do evento, também destinado a assinalar o 24.º aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa, com a interpretação da 1.ª Suite Alentejana, de Luís de Freitas Branco, pela Orquestra Sinfónica da ESML, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Seguiu-se uma aula - uma espécie de concerto comentado - pelo professor Jorge Moyano, que interpretou peças de Fryderik Chopin e Robert Schumann (em ano de bicentenário do nascimento de ambos) e ainda a “Rhapsody in Blue”, do norte-americano George Gershwin, tendo sido aplaudido de pé, no final.


http://www.ionline.pt/conteudo/44994-nova-escola-superior-musica-em-lisboa-inaugurada-com-musica

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo