Enem 2009: MEC divulga amanhã resultado da 1ª Etapa do SiSU


Foto:VoozResultado da 1ª etapa do Enem 2009 sai amanhã, dia 5 de fevereiro

Resultado da 1ª etapa do Enem 2009 sai amanhã, dia 5 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado da primeira etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009 amanhã, dia 5; até ontem à noite havia 745 mil inscritos no Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O resultado da primeira etapa do Sisu
(Sistema de Seleção Unificada) deve ser divulgado na próxima sexta (5). Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1 a 3 de março.
O sistema recebeu 745 mil inscrições até as 19h desta quarta-feira (3). O período para se inscrever na primeira do processo seletivo foi encerrado às 23h59 de ontem (horário de Brasília, DF). O site do Sisu fornece notas de corte, relação de candidatos por vaga e número de inscritos dos dias anteriores.
Defensoria Públida da União (DPU) pede prorrogação das inscrições até sexta.
Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula na instituição para a qual foram aprovados. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.
  • 1ª etapa:
Inscrições: de 29 de janeiro a 3 de fevereiro.
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas: de 8 de fevereiro a 12 de fevereiro
  • 2ª etapa:
Inscrições: de 15 de fevereiro a 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas: de 23 de fevereiro a 26 de fevereiro
  • Etapa suplementar:
Inscrições: de 1 de março a 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas: de 9 de março a 12 de março
Critério de desempate mudou
O MEC (Ministério da Educação) não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.
De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste no último domingo, 31 de janeiro. Os critérios de desempate considerados para a classificação serão:
  1. Redação.
  2. Linguagens.
  3. Matemática
  4. Ciências da Natureza.
  5. Ciências humanas.
Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.
O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia de inscrição (29/1) da primeira etapa, apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao Vooz por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado (30/1). Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.
Como se inscrever
Para concorrer a uma das 47,9 mil vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet em uma das três etapas de inscrição, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site.
No site do Sisu é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante esse período pode-se alterar a escolha, mas a inscrição que vale, para concorrer a uma vaga, é a final. Só podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2009.
Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o estudante poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado e, caso ele não tenha, poderá tentar outras opções de graduação.
Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.
Vagas
As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total de vagas ofertadas, 17,4 mil são de graduações dadas no turno da noite, 6,6 mil são de cursos de engenharia e 9 mil são de cursos de tecnologia.
A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado final é divulgado na página do Sisu, na web.
Veja outras informações no site do Sisu.


http://www.vooz.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo