Educação em tempo integral e empreendedorismo levam ao desenvolvimento


Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) defendeu a educação em tempo integral no ensino fundamental e o empreendedorismo como vetores para o desenvolvimento do país.
Em relação à educação, Adelmir Santana lembrou três propostas de emenda constitucional (PECs) em tramitação no Congresso Nacional que prevêem melhorias no ensino fundamental.
A primeira, a PEC 317/08, estabelece a jornada de tempo integral no ensino fundamental e já teve a sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.
A matéria será submetida a uma comissão especial e depois vai a Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos, com a aprovação de no mínimo 308 deputados (3/5 do total).
A proposta tramita apensada à PEC 134/07, que prevê punição ao agente público responsável pela garantia à educação básica, em caso de criança e adolescente fora de escola, e o atendimento integral nas escolas públicas.
Atualmente, explicou Adelmir Santana, a Constituição garante a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino fundamental, mas não especifica a jornada de estudos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabelece jornada de pelo menos quatro horas em sala de aula para o ensino fundamental, mas prevê que esse ensino seja ministrado progressivamente em tempo integral.
Adelmir Santana citou ainda a PEC 74/05, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que determina, como princípio da educação brasileira, que a garantia de padrão de qualidade, já prevista na Constituição, esteja vinculada à oferta obrigatória da educação básica pública em jornada integral, em forma a ser definida por regulamento.
A proposta, que se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem como relator o próprio Adelmir Santana, que adiantou ser favorável à matéria e que quatro emendas de sua autoria servirão para aperfeiçoar o projeto.
Quanto ao empreendedorismo, Adelmir Santana destacou uma das alterações naLei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em vigor desde julho de 2009, que criou a figura do empreendedor individual, que passou a ter direito à auxílio-doença, à pensão e a todos osbenefícios da Previdência Social.
Infraestrutura
No início de seu pronunciamento, Adelmir Santana destacou artigo publicado no domingo (7) pelo jornal Folha de S. Paulo, em que o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, critica a falta de estrutura em diversos setores do país.
No artigo, intitulado "Faltam trilhos", Szajman afirma que o excesso de chuvas e blecautes, atrasos aéreos, estradas esburacadas, ferrovias sucateadas e portos saturados são herança de décadas de falta de planejamento, de execução e de manutenção da infraestrutura urbana e energética do país.
- [Szajman] está certo. Estamos estacionados em todos esses itens, indispensáveis para garantir o desenvolvimento de um país - afirmou.
Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo