Educadores de infância são o grupo mais envelhecido

Ao contrário do que as exigências próprias do pré-escolar fariam supor, os educadores de infância, que trabalham com crianças entre os três e os cinco anos, são, em proporção, o grupo mais envelhecido entre os professores do ensino não-superior. Em 2007/08, quase 50 por cento tinham entre 40 e 49 anos, revela mais uma edição do Perfil do Docente, editado pelo Ministério da Educação, com base em dados respeitantes àquele ano lectivo.

O grupo dos 40 aos 49 anos era também o mais numeroso (33 por cento) no conjunto dos 163.938 docentes do pré-escolar ao ensino secundário então contabilizados. Mas, no ensino público, o Índice de Envelhecimento dos docentes que davam aulas ao 3.º ciclo do básico e secundário era de 116,4; enquanto, entre os educadores de infância, subia para os 441,6 (15,4 no ensino particular).

O Índice de Envelhecimento dá conta do rácio entre o número de docentes com idade igual ou superior a 50 e os que têm menos de 35. Em todos os níveis de ensino, este indicador era muito mais elevado no ensino público do que no particular. Juntando o público e o privado, o segundo ciclo do básico (5.º e 6.º ano) aparece como o campeão, com um índice de envelhecimento de 171,6. É neste nível de ensino que se encontra a maior percentagem de professores com 50 ou mais anos.

Envelhecimento e insucesso

Nas escolas, a presença de diferentes grupos etários equivale à coexistência não só de formações distintas como de "diferentes concepções do que é ser professor, tanto em termos das metodologias de acesso ao conhecimento preferidas como de visões de autoridade ou de perspectivas sobre a desigualdade e a equidade", lembrou ao PÚBLICO Amélia Lopes, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Se os índices de envelhecimento forem vistos nestas perspectiva, ou seja, "transportando em si muito mais do que eles próprios", podem levantar-se outras questões, adiantou aquela docente, lembrando, a propósito, que, no ensino básico, "é nos anos que correspondem a mudança de ciclo (5.º e 7.º ano) que o insucesso escolar é mais elevado". "Neste contexto, sem dúvida que o envelhecimento da população docente no 2.º e 3.º ciclo do ensino básico é preocupante", frisou.

Entre 1997/98 e 2007/08, terão entrado nas escolas mais 5500 professores (no último ano, devido a reformas antecipadas, saíram outros tantos), mas só no primeiro ciclo (antiga primária) ocorreu de facto um rejuvenescimento. Para Amélia Lopes, esta mudança é "uma muito boa notícia", tanto "pelo facto em si como por estar relacionada com uma melhoria da formação inicial associada".

Na sua maioria, os educadores de infância e os professores do 1.º ciclo são formados pelas escolas superiores de Educação. Até ao final dos anos 90, a sua formação ficava-se pelo bacharelato (cursos de três anos), mas a partir de então começou a ser exigida uma licenciatura. Amélia Lopes lembra que, com a conclusão do processo de Bolonha, o grau de mestre passará a ser condição de acesso à profissão docente: "A tendência será para uma melhoria do nível objectivo de qualificação".

Com o aumento do número de professores e a diminuição do número de estudantes inscritos (menos 209 mil em 10 anos), o número médio de alunos por docente também se reduziu. Na pré-escolar era de 15,7, no 1.º ciclo 14,5, no segundo ciclo 7,1 e no terceiro 7,7. São dos rácios mais baixos da União Europeia. À excepção do 1.º ciclo, o número de professores contratados (que não estão no quadro) também diminuiu entre 1997/98 e 2007/08.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo