Saiba o que você pode fazer para ajudar a frear o aquecimento global

Arte: Beto Barreto

Amanhã começa em Copenhague, capital da Dinamarca, a conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. Mas o esforço para que o nosso modo de vida não acabe com o planeta não deve ser somente diplomático. Mudanças simples de comportamento podem diminuir consideravelmente os impactos ambientais.

Cientistas e ativistas concordam que o mais importante nessa luta é a consciência ecológica, ou educação ambiental. Com o objetivo de chamar a atenção da população mundial e medir as atitudes dos cidadãos ao redor do mundo, uma pesquisa indicou que os brasileiros são os mais conscientes ambientalmente. Nove entre dez brasileiros se preocupam com as mudanças climáticas e adotariam hábitos para proteger o clima.

Segundo o estudo do Pew Research Center, os maiores poluidores, China e Estados Unidos, se mostraram menos preocupados. Os chineses, por sua vez, estariam mais dispostos a fazer sacrifícios pelo clima: 88% deles pagariam mais pela energia, enquanto, no Brasil, apenas 48% dos entrevistados teriam a mesma atitude.

Para entrar nessa campanha por um planeta mais limpo, o EXTRA selecionou algumas mudanças que ajudam a diminuir o impacto ambiental. Reciclar o lixo, diminuir o desperdício de água e utilizar mais o transporte público e a bicicleta são alguns exemplos. Pode parecer pouco, mas somado ao esforço de milhões, tem tudo para fazer a diferença.

FAÇA A SUA PARTE
- Separe o lixo em orgânico, vidro, metais, plástico e papel, e se informe sobre a coleta seletiva da Comlurb em seu bairro no site: www.rio.rj.gov.br/comlurb/.

- Cada litro de óleo de cozinha pode contaminar 1 milhão de litros de água. Coloque o óleo em garrafas pet de dois litros e entre em contato com o Disque Óleo: 2260-3326/ 7827-9446 www.disqueoleo.com.br.

- Instale chuveiros com menor vazão de água.

- Procure utilizar mais transportes públicos, ou organize caronas para diminuir o uso individual de carros. Se possível, use a bicicleta como transporte.

- Evite utilizar secador de roupas, preferindo o varal sempre que for viável.

- Não deixe equipamentos eletrônicos em modo de espera.

- Faça manutenção anual em seu ar-condicionado para obter maior eficiência e menos gasto de energia.




http://extra.globo.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo