Banco Espírito Santo Angola lança programa 'BESA Saúde'

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) lança nesta quarta-feira, em Luanda, o Programa de Prevenção Contra o VIH\SIDA, denominado Besa Saúde, no âmbito da acção social da instituição.


Segundo nota oficial enviada hoje à Angop, a intenção é participar nas acções de prevenção, combate à incapacitação e mortalidade relacionada com à SIDA, reduzir a transmissão de mãe para filho do VIH com a terapia anti retroviral (ART) adequada.


Com tal programa, o BESA pretende igualmente oferecer a terapia anti retroviral (ART) adequada e efectiva de modo acessível e sustentável para todos os seus colaboradores que estejam afectados com o VIH/Sida, providenciar acesso a cuidados, apoio e tratamento adequados e facilitar o estabelecimento de grupos de auto-ajuda dentro da empresa ou o encaminhamento dos colaboradores e seus dependentes afectados pelo VIH/SIDA para grupos e organizações de apoio na comunidade local.


“Manter os colaboradores VIH - positivo saudáveis e produtivos o maior tempo possível, por meio da participação activa nos Programas de VIH/SIDA e prevenir infecções oportunistas responsáveis pela maior parte da mortalidade provocada pela Sida”, lê-se ainda no documento.


Além do programa, o BESA fará igualmente a apresentação da sua politica contra a Sida na instituição, aliando-se aos esforços do Governo Central e dos executivos provinciais, autoridades tradicionais, doadores internacionais e sociedade civil, para promover uma resposta abrangente e efectiva contra o VIH e minimizar o impacto desta epidemia no âmbito social, económico e no desenvolvimento sustentável de Angola


Esta política, acrescenta, aborda o problema do VIH/SIDA como uma questão do local de trabalho, a não discriminação no emprego, a igualdade de género, a testagem anti-VIH e a confidencialidade, o diálogo social, a prevenção e a assistência e o apoio como princípios chave para o controlo da epidemia no BESA.


“Reconhecemos que o VIH/SIDA é uma doença que não conhece fronteiras raciais, de género ou classe. O VIH/SIDA afecta todo e qualquer local de trabalho com empregados doentes por muito tempo, absentismo e morte, e com impacto na produtividade, nos benefícios e na moral dos colaboradores, na segurança e saúde ocupacionais, nos custos de produção e na rentabilidade das empresas”, assevera.


A Administração do BESA assume o compromisso de liderar a implementação desta política e a assegurar o “princípio de tolerância zero” de qualquer forma de estigmatização ou discriminação no local de trabalho, diante uma grande crise humanitária e de desenvolvimento que é o VIH/ SIDA.


O BESA tem já programas relacionados com a valorização e divulgação da cultura angolana designado BesaCultura e BesaFoto, bem como um programa direccionado ao apoio à edução e ensino e de ensino da língua portuguesa aos refugiados angolanos provenientes da República da Zâmbia.

http://www.portalangop.co.ao

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo