Educação: Começa o período de aplicação da Prova Brasil

O Ministério da Educação aplica, a partir desta segunda (9) ao dia 27, a Prova Brasil. Serão avaliados os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas e rurais do país com mais de 20 alunos em cada série.

Os resultados da Prova Brasil são a base para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada município e escola. Durante todo o ano, os professores das escolas municipais desenvolveram diversas atividades com o objetivo de preparar os alunos para a realização da Prova Brasil: simulados disponibilizados pelo MEC, provas padronizadas bimestrais para toda a rede, reforços no contraturno e fim de semana para alunos com dificuldade de aprendizagem, tarefão para casa, gincanas de perguntas e respostas nas disciplinas Português e Matemática, entre outras.

“A rede municipal de ensino possui uma cultura de avaliar suas ações de sala de aula e de capacitar os professores em serviço. Assim, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) firmou parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e durante todo o ano fortaleceu a formação dos professores de Língua Portuguesa e Matemática para o desenvolvimento de aulas que favorecessem a aprendizagem das habilidades compreendidas na Prova Brasil. Nosso objetivo é elevar o IDEB de todas as escolas da rede municipal, o que significa melhorar ainda mais a qualidade do ensino e o nível de aprendizagem dos nossos alunos”, explicou Luísa Solano, gerente de Ensino Fundamental da SEMEC.

Desde o início da aplicação da prova pelo MEC em 2005, o ensino municipal de Teresina tem se destacado e alcançado as metas estabelecidas pelo MEC. O desafio deste ano é que os anos iniciais atinjam 4,6 de aproveitamento e os anos finais 4,1. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos, sempre em anos ímpares.

“Em 2007, a Escola Municipal José Auto de Abreu atingiu a maior nota e conseguiu um IDEB maior que seis, que é a nota dos países desenvolvidos e a meta do Brasil para 2021. Outras escolas municipais como Casa Meio Norte, Moacir Madeira Campos, Murilo Braga e Nossa Senhora da Paz também têm se destacado pelos índices atingidos”, completou Luísa Solano.

Os resultados obtidos após as provas geram um impacto positivo no financiamento das instituições, tendo em vista que as escolas que atingem a meta, recebem 50% a mais de recursos para investimento no ensino.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo