Candidato a concurso público mira salário e estabilidade

Buscar provas anteriores é uma das formas de se estudar
A carreira pública atualmente é mais buscada pela estabilidade e remuneração que ela pode oferecer do que pela satisfação profissional na área de formação do candidato. Segundo o segundo o diretor de recursos humanos da Central de Concursos, professor José Luís Romero Baubeta, nos últimos quatro anos, a procura pelos concursos vem sofrendo mudanças e a exposição deles na mídia tem feito atraído cada vez mais pessoas.

>> Confira o Especial Concursos Públicos

Benefícios
Diversos cargos oferecidos pelos concursos públicos exigem que o candidato tenha somente ensino fundamental ou médio completos. Por isso mesmo, jovens também se candidatam a este tipo de seleção para conseguirem um bom emprego enquanto terminam a escola. Assim, após se formarem, conseguem pagar uma faculdade na área profissional escolhida, explica o professor.

Uma vantagem para quem nunca trabalhou é que o concurso não exige nenhum tipo de experiência. Se o candidato passar e tiver um bom desempenho na prova, consegue a vaga. No entanto, Baubeta afirma que é necessário estudar muito para isso.

Além de a carreira pública trazer estabilidade e segurança, também pode ser rentável. Um cargo na área fiscal, como auditor por exemplo, pode oferecer salário de R$ 12 mil. E, na média, alguém dedicado pode conseguir passar na seleção para este posto em um período de um a três anos.

Já um candidato com nível médio, pode levar de seis meses a um ano e meio para conseguir uma vaga que pague cerca de R$ 2 mil, estima o diretor de RH da Central de Concursos.

Prova
Normalmente, o concurso público é anunciado de três a seis meses antes das provas serem realizadas. É um tempo curto para estudar, ainda mais se levar em conta quem trabalha ou possui outras atividades que limitem o tempo para se dedicar ao concurso.

A dica de Baudeta é ir atrás de provas anteriores, já que grande parte das questões se repetem.

Apesar da forte concorrência que existe hoje para um emprego público, ele conta que de 20% a 30% daqueles que pagaram a taxa de inscrição não comparecem no dia da prova, o que já diminui a relação candidato/vaga . Além disso, do restante, apenas de 5% a 8% estão totalmente preparados.

Perfil
Não existe grandes segredos para passar em um concurso público. É necessário estudar muito. Porém, saber administrar o tempo, ter persistência e disciplina são diferenciais, afirma Baubeta. Pais de família são exemplos de pessoas com perfil de quem passa em um concurso com maior facilidade. Entre os motivos estão a responsabilidade com que já precisa lidar todos os dias, a divisão do tempo livre que é obrigado a fazer habitualmente e o apoio da família.

Os pais pensam em dar o melhor para os filhos e, assim, acabam insistindo mais, se dedicando mais do que alguém sem compromissos financeiros. Eles buscam um emprego com qualidade de vida superior e uma carreira que possibilite conciliar o trabalho com outras atividades, como cuidados com a saúde, administração de um negócio próprio, diversão com a família e hobbies.

Um dos grandes incentivos é a possibilidade de ser feliz e bem remunerado, explica o professor, independente do concurso.

Ele recomenda que os candidatos pesquisem sobre o cargo, conversem com quem já fez seleção, se informem se o órgão oferece boas condições, recursos tecnológicos para se efetuar um bom trabalho e se existe um plano de carreira internamente. Desta forma a satisfação pode ser mais facilmente atingida.

http://www.abril.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo