Portugal SA, o País visto como uma empresa

Portugal SA é um research da DIF Broker da autoria de Tiago Fernandes e de Ruben Xavier. Consistiu em avaliar Portugal do ponto de vista da sua capacidade competitiva, analisando-o como se de uma empresa se tratasse.

Uma maioria dos nossos mais reputados economistas, têm vindo a alertar para a necessidade de perspectivar Portugal a longo prazo no sentido de avaliar da possibilidade do país poder ou não entrar em colapso financeiro. Pareceu-nos prioritário fazer esta análise a fim de concluir com objectividade.

A política que tem sido dominante neste País, marcada pela total ausência de consensos, é sempre responsabilizada quer pelas decisões tomadas quer por aquelas que não toma. A ideia de que os políticos poderiam ser qualificados de gestores, só porque ocupam lugares na administração da PORTUGAL SA é uma utopia ou um mito. A abordagem feita ao País como se fosse uma empresa tem isso em consideração. A realidade é que Portugal tem sido um país com demasiados políticos, poucos gestores e muito menos investidores. A política nacional não tem tido estratégia económica ou, se a teve, ela serviu apenas alguns políticos e só por coincidência ou casualidade em algum momento pôde beneficiar o país.

A grande maioria dos gestores portugueses de maior reputação gerem empresas de "quase monopólio", sem problemas de estruturação de capitais ou de financiamentos, demonstrando claramente que, nessas condições, somos tão bons como quaisquer outros de não importa que outro país.

Ao mesmo tempo deixa claro que a capitalização do nosso tecido económico é, assim, o calcanhar de Aquiles da nossa economia.

A capitalização de Portugal SA também afecta sectores cuja reestruturação se mostra consensual. Na educação, a necessidade de aprender conceitos base em economia, de forma generalizada como já acontece com o ensino do inglês, é premente e permitiria que noções como consumo, receitas versus gastos e investimento fossem compreendidas desde muito cedo.

O empreendedorismo e a noção de risco podem ser ensinados e mostraria quão importante seria constatar que, como está convencionado na nossa sociedade, o risco só tem um lado e esse lado é o mau.

Uma cultura empresarial reflecte-se no incentivo à criação de empresas com estrutura para poderem vir a ter um capital aberto assim como à formação dos seus accionistas, o que permitiria uma gestão mais profissionalizada. Um outro sector aqui envolvido é, naturalmente, o fiscal. A sociedade PORTUGAL SA necessita de capitais e esses capitais não podem provir unicamente do aforro nacional. Devem contar também com o internacional. Os investimentos estrangeiros conseguidos são-no, na sua maioria, com apoios do estado ou seja, com acesso à poupança nacional. O objectivo deve ser outro. Captar poupança internacional para projectos nacionais. Esse sim é o objectivo que pode ser concretizado se for encontrado um modelo fiscal atractivo.

Porque estamos a falar de capitais não podemos deixar de referir o capital de risco mas com uma cultura diferente daquela a que nos habituou. O capital de risco, em Portugal, nunca teve uma ligação ao mercado de capitais e por essa razão nunca se mostrou capaz de captar investidores. Infelizmente, para o bem ou para o mal, o dinheiro é a pedra angular de qualquer modelo económico ou de qualquer política.

Portugal SA tem uma visão diferente e faz uma abordagem diferente da nação mais antiga da Europa que é Portugal.



http://aeiou.visao.pt/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo