Estado precisa ser mais eficiente na educação, diz Cristovam Buarque

[Foto]

O setor privado tem implantado iniciativas para estimular a leitura, enquanto o setor público não desempenha de forma eficiente seu papel de aprimorar a educação. A afirmação foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), nesta quinta-feira (15), durante o segundo dia do seminário promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Cristovam elogiou as iniciativas da sociedade, no entanto, disse acreditar que somente uma atuação efetiva do Estado poderá realizar uma revolução na área da educação. Em sua avaliação, o Estado deve investir na alfabetização dos cerca de 14 milhões de brasileiros que ainda não sabem ler, bem como aprimorar a educação dos 40 milhões de pessoas que leem, mas não compreendem o texto - os chamados analfabetos funcionais.

O setor público também deve realizar ações, disse o senador, que estimulem o gosto pela leitura, o que, sugeriu, pode ser feito com a ajuda de campanhas em telenovelas. Oferecer oportunidades de acesso aos livros às pessoas que queiram ler também é uma atribuição do Estado,disse o senador.

A afirmação de que o brasileiro não gosta de ler é um mito, na opinião do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). Ele contou que experiência de distribuição no Acre de cursos em fascículos sobre Política, História, Sociologia e Filosofia, impressos na Gráfica do Senado, mostrou o interesse da população em aprimorar o conhecimento.

O senador também contou que manda imprimir títulos da literatura disponíveis no site do Ministério da Educação e distribui para as pessoas em seu estado. Também o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) promove ações para estimular a leitura, informou sua assessoria.

A vice-presidenta da CE, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), observou que a população poderá ser beneficiada se ações semelhantes forem realizadas por todos os parlamentares e pelos empresários brasileiros.

A senadora pediu que relatos sobre as experiências de estímulo à leitura feitas em todo o território brasileiro sejam encaminhados à comissão. Por sugestão do senador Cristovam Buarque, a CE via produzir um vídeo com as palestras dos dois dias do seminário para encaminhar às comunidades como meio de estímulo a ações culturais.

Contadores de histórias

Os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) defenderam o estímulo à prática de contar histórias como recurso para desenvolver o hábito de leitura entre as crianças. Na opinião de Cavalcanti, contar histórias para as crianças antes de dormir contribui para a criação de futuros leitores. Já Zambiasi sugeriu a criação, nas escolas, de espaço para contar histórias.



(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo