Cooperação portuguesa financia recuperação de liceu mais antigo do arquipélago



Angop
Mapa de Cabo Verde
Mapa de Cabo Verde

Cidade da Praia - A cooperação portuguesa vai financiar com 300 mil euros (1 euro equivale a 113,864 kwanzas) a reabilitação do Liceu Domingos Ramos, o estabelecimento de ensino mais antigo do país, situado na Cidade da Praia e construído há quase 50 anos, durante a época colonial, noticia a LUSA.


A decisão foi avançada pela embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Graça Guimarães, que adiantou que o governo português responde assim a um pedido das autoridades cabo-verdianas.


"É um edifício emblemático da cidade e do país, uma referência da história e da cultura cabo-verdianas e, portanto, é com imenso prazer que anuncio que o governo português decidiu financiar a recuperação da Escola Domingos Ramos. Foi um desejo das autoridades cabo-verdianas que teve esta concretização do governo português", afirmou.


Para a ministra da Educação e Ensino Superior cabo-verdiana, Vera Duarte, a satisfação do pedido demonstra o interesse da cooperação portuguesa em apoiar o sector do ensino no país.


"Realmente, a cooperação com Portugal no domínio da educação tem dado passos extraordinariamente interessantes. No ano passado, quando visitámos o liceu, constatámos que estava demasiado degradado e propusemos um apoio de Portugal para a recuperação, por ser um dos dois liceus que herdamos da época colonial e um edifício emblemático da capital", sublinhou.


Por outro lado, a cooperação portuguesa financiou os trabalhos de recuperação de outro estabelecimento de ensino, desta vez da Escola Básica de Veneza, no município de São Miguel (centro leste da ilha de Santiago), que foi inaugurada quarta-feira pela diplomata portuguesa.


De acordo com Graça Guimarães, desde 2006 que a cooperação portuguesa tem recuperado todos os anos uma escola do ensino básico.


"No início do ano lectivo entregámos ao Ministério da Educação a recuperação de uma escola. A educação tem sido, e continuará a ser para a cooperação portuguesa, a prioridade.


Entendemos que é um direito fundamental e imprescindível e também um instrumento muito poderoso na luta contra a pobreza e redução das desigualdades", explicou.


Para Vera Duarte, por seu lado, trata-se de um "contributo importante" para melhorar os equipamentos escolares existentes no país.


"Além das escolas novas que estamos a fazer, que permitirão a cobertura total do país em termos de infra-estruturas escolares, também estamos a recuperar e a alargar as infra-estruturas já existentes", disse.


Além de recuperar a escola, a cooperação portuguesa ofereceu 140 "kits" escolares (compostos por mochila, cadernos, manuais e uniformes) às crianças mais carenciadas da escola.





http://www.portalangop.co.ao/


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo