Candidatos farão concurso para auditor e analista da Receita

A Receita Federal lançou dois editais de concurso para o total de 1.150 vagas – 450 para auditor-fiscal e 700 para analista-tributário. Os salários são atraentes: R$ 13.067 para auditor e R$ 7.624,56 para analista.

Muitos candidatos que esperavam pelos dois concursos há quatro anos – os últimos editais foram lançados em 2005 – aproveitaram que as provas para os dois cargos serão em dias diferentes e decidiram prestar os dois exames, como é o caso de duas alunas do curso preparatório Academia do Concurso, no Rio de Janeiro. Já o primeiro colocado para técnico (o cargo em 2005 tinha esse nome e depois mudou para analista) decidiu prestar agora o concurso para auditor.

Sonho de entrar na Receita

Célia Maria Freitas de Araújo, de 51 anos, irá prestar concurso público pela primeira vez e em dose dupla. Nos dias 12 e 13 de dezembro ela fará a prova para auditor-fiscal e no dia 20 do mesmo mês para analista.

Insatisfeita com a instabilidade da iniciativa privada – passou por várias empresas no cargo de secretária executiva -, e com o incentivo da mãe, que é fiscal do INSS e sempre quis que a filha entrasse no serviço público, Célia começou a se preparar há pouco mais de um ano para entrar na Receita. A candidata diz que sempre gostou de atividades envolvendo aduana, arrecadação de impostos e fiscalização.

“Eu sempre pensei que se fosse para entrar no serviço público tinha que ser na Receita”, afirma. Para ela, “é um trabalho de grande seriedade com um salário condizente com a responsabilidade”.

Célia diz que seu foco é para o cargo de auditor. “Mas se eu entrar como analista tá bom também, pois o salário também é interessante e depois posso tentar futuramente para auditor de novo”, comenta.

Apesar de estar se preparando há mais de um ano, ela considera o tempo insuficiente para a quantidade de matérias a serem estudadas. “Além disso, a Escola de Administração Fazendária (Esaf) é muito exigente nas provas”.

Atualmente ela está estudando entre 8 e 10 horas por dia, trancada no quarto, com o celular desligado. “Nem o gato eu deixo entrar”, conta.

Ela está priorizando as matérias que são novidades em relação ao edital anterior, como direito penal e contabilidade avançada. Além de se debruçar sobre livros, apostilas e provas anteriores, Célia diz que assiste com freqüência a TV Justiça para ganhar noções principalmente de jurisprudência.

Experiência

A jornalista Aline Rodrigues Gadelha, de 28 anos, decidiu disputar o concurso da Receita para auditor e analista há cerca de um mês. Ela pretende contar com a experiência adquirida de outros concursos prestados – ela passou nos do Banco do Brasil, no Recife, e no do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, mas ainda não foi chamada. Além disso, a avó dela trabalhou na Receita como auditora fiscal.

Aline está aproveitando o tempo que resta para estudar principalmente as matérias com as quais nunca teve contato, como direito tributário e previdenciário e contabilidade. Já as de direito constitucional e administrativo, raciocínio lógico e português ela não tem tanta dificuldade porque já estudou para outros concursos.

“O edital para auditor é bem abrangente, tem mais conteúdo que o de analista. É muita coisa para estudar em pouco tempo, mas quero tentar e ganhar experiência”, diz.

Aline considera importante fazer antes a prova para o cargo de auditor para ganhar experiência e se sentir mais segura quando for prestar o exame para o cargo de analista. Ela espera passar na prova objetiva porque tem bastante facilidade para redação.

Primeiro lugar

Marcelo Varotto, de 36 anos, trabalha como analista da Receita Federal desde 2006. Formado em arquitetura, ele passou em primeiro lugar na região do Rio de Janeiro e Espírito Santo no concurso de 2005. E diz que agora está se preparando para a fazer a prova de auditor.

Varotto diz que sempre prestou concursos da área fiscal antes de entrar na Receita e passou em dois – para gestor na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, em 2004, e para analista de planejamento e orçamento da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em 2005.

Ele começou a estudar para concursos em 2002 - mas a preparação não foi de forma contínua – e prestou os primeiros exames em 2003. Em 2005, ele fez as provas para auditor e técnico da Receita. Segundo ele, o conteúdo dos editais era parecido – para analista eram duas ou três matérias a menos em comparação com o edital de auditor.

“Nos editais atuais a mudança é maior, mas quem estiver se preparando pra um estará ganhando conhecimento para o outro”, diz. Segundo ele, o núcleo de matérias sempre é parecido em concursos da área fiscal.

Quando estudou para técnico, Varotto conta que fazia exercícios com livros de questões comentadas específicos da banca que organiza o concurso, no caso, a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

“É importante também fazer simulados porque você treina a velocidade, vê se consegue acabar a prova, vê o rendimento em relação aos outros e em quais matérias você vai bem e nas que vai mal”, explica.

O analista da Receita recomenda que o candidato leia a teoria da matéria e em seguida faça muitos exercícios.

Ele alerta que o importante é a forma de estudar. “Se a pessoa levanta de 20 em 20 minutos e fica falando no celular não consegue estudar direito. Estudar cansado depois do trabalho também não rende”, comenta.

Ele aconselha que o candidato aproveite o tempo disponível para estudar sem deixar que haja interrupções.

“Eu abri mão de muitas coisas, como praia, jogo do Flamengo para fazer simulados no cursinho preparatório durante um ano, aos fins de semana. Concurso com concorrência forte tem que estudar mais do que os concorrentes. Se tem pouco tempo pega esse tempo pra estudar. O pessoal chama pra sair e você nega”, diz.

Varotto aconselha que nessa reta final o candidato estude as matérias que são novidade nos editais e, as que já conhece, faça muitas questões de provas anteriores da Esaf.

“Tem que se focar na prova objetiva, depois treina para a redação, porque não adianta nada se não conseguir a classificação”, diz.




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo