Veto a véu muçulmano em escolas de Maputo gera polêmica

O governo moçambicano viu-se nesta sexta-feira obrigado a emitir um comunicado de imprensa intimando as escolas moçambicanas a “admitirem formas de apresentação ligadas a um determinado momento religioso”, depois de duas escolas de Maputo terem proibido o véu muçulmano.

Na quinta-feira, a direção da Escola Secundária Francisco Manyanga, uma das maiores do país, proibiu o uso do véu islâmico, que as mulheres muçulmanas moçambicanas usam com mais frequência durante o mês do Ramadã, o período de maior devoção da comunidade muçulmana.

“Não estamos contra a religião muçulmana, mas temos um regulamento interno que proíbe isso. Também este Estado é laico. Imagine se cada um viesse com aquilo que são as vestes da igreja, teríamos uma multiplicidade de pessoas vestidas de várias maneiras”, justificou-se o diretor da Escola Francisco Manyanga, Francisco Dimas.

Um dia antes da interdição do véu pela Escola Secundária Francisco Manyanga, a Escola Comunitária Armando Emílio Guebuza também proibiu aquele tipo de indumentária.

A decisão das duas escolas levou a protestos da poderosa comunidade muçulmana do país e levou o presidente do Conselho Islâmico de Moçambique, Abdul Carimo, a considerar a medida “uma ingerência na liberdade de culto defendida pela Constituição moçambicana”.

“A Constituição da República abre espaço para a livre manifestação cultural e religiosa dos cidadãos. O lenço é algo que é cultural na nossa sociedade”, disse Abdul Carimo.

Na sequência da polêmica, o Ministério da Educação e Cultura de Moçambique emitiu um curto comunicado, em que insta as direções das escolas do país para “excepcionalmente admitirem as formas de apresentação dos alunos que estejam estritamente ligadas ao momento religioso em que se encontram”.

Estatísticas oficiais indicam que 17% dos 20,3 milhões de moçambicanos professam a religião muçulmana, mais predominantemente na região costeira do norte do país.


1 Comentário:

COCA-COLA disse...

Creio que as escolas fizeram bem em proibir o véu. Ora vejamos. Sou cristão, gosto de beber umas 2M´livremente, mas se por acaso estivesse num país muçulmano, teria que beber em certos lugares ou só em minha casas, porque a religião proíbe. Se eu tenho que andar lá(países muçulmanos) como eles querem, porque será que eles(muçulmanos)não devem respeitar as leis dos países não muçulmanos?? NO TEMPO COLONIAL NÃO HAVIA VÉU, PORQUE TEM QUE HAVER AGORA'''. Com todo o respeito pelos muçulmanos, budistas, católicos, protestantes, etc.,etc.etc.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo