São Tomé e Príncipe: Terminam comemorações do Ano Internacional de Astronomia

Chegou ao fim a Escola de Física e Astrofísica, uma iniciativa do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas para celebrar o Ano Internacional de Astronomia.
Segundo Gaspar Barreira, Presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) a iniciativa, sob o lema «O que Sabemos do Universo», enquadrou-se nas actividades comemorativas do Ano Internacional da Astronomia. As comemorações realizaram-se em São Tomé e no Príncipe com uma alusão ao 90/o aniversário da expedição do Professor Edditgton, em 1919 nesta ilha, que se tornou a primeira demonstração da Teoria da Relatividade de Einstein.

«Ocorreu-nos que esta conferência, que já vai na 7/a edição, e que normalmente é realizada em Portugal, poderia deslocar-se a São Tomé para promover a ciência, com exposições e acções de formação organizadas para os estudantes e professores de São Tomé», defendeu Gaspar Barreira.

Para este membro da comissão organizadora, foi uma experiência muito importante na medida em que, quer o Ministério da Ciência português quer outros Ministérios da Cultura e da Ciência nos países de expressão portuguesa passam por um momento de desenvolvimento de planeamento e acções de intensificação de cooperação científica.

«Serve de certo modo de experiência piloto, coincide com outras experiências que fizemos nesta semana. Tivem,os, por exemplo, uma acção de formação para os professores em Genebra na Suíça, em que pela primeira vez, participaram professores do Brasil e de Moçambique. Como referi na abertura desta conferência, temos planos que vão desde a intensificação das relações do ensino, programas de doutoramento com a colaboração de universidades portuguesas, e acções de promoção da ciência através da Agência de Ciências e Vida em Portugal. Esta instituição gere um número elevado de centros de divulgação científica, em contacto constante com estudantes e populações em geral», adiantou O Presidente do LIP.

Há poucos meses, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) decidiu criar uma comissão especial para a colaboração na área científica entre Europa e África. Portugal está inserido nesta colaboração. «Os nossos ministros reuniram-se há três semanas em Lisboa, onde foi decidido o lançamento de uma agência, justamente para organizar uma cooperação mais estreita entre os países africanos, o Brasil e a União Europeia e essa agência provavelmente ficará sedeada em Lisboa», acrescentou o presidente do LIP.

Durante os dois dias desta VII Conferência Internacional, que se realizou pela primeira vez fora de Portugal, São Tomé e Príncipe participou como país anfitrião. Foram debatidos temas como «Do Infinitamente Pequeno ao Grande», «A Matéria e a Luz», «Os Tics-Tacs do Tempo» ou «As Curvas da Luz», entre outros. Para além dos cientistas portugueses, estiveram presentes investigadores de vários países da CPLP.



http://www.jornaldigital.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo