Relatório da OCDE regista melhorias na educação em Portugal

Quanto ao número de alunos matriculados no sistema de ensino, registou-se um crescimento em Portugal. A percentagem de alunos entre os 15-19 anos inscritos na escola atingiu os 77 por cento, mais 4 pontos percentuais do que em 2004/2005, a comparar com a média da OCDE, que se situa nos 82 por cento. Assim, a distância de Portugal para a média dos países da OCDE passou dos 8 pontos percentuais, em 2004/2005, para 5 pontos percentuais em 2006/2007.

Relativamente à taxa líquida de transição no ensino secundário, é de salientar que atingiu 65 por cento, mais 14 pontos percentuais do que em 2004/2005 (51 por cento), iniciando a aproximação à média observada para os países da OCDE (82 por cento). Portugal reduziu, no espaço de dois anos, 12 pontos percentuais na distância que o separa dos países da OCDE.

Já a percentagem da população portuguesa entre os 25 e os 34 anos que concluiu pelo menos o ensino secundário atingiu os 44 por cento, contrastando com os 29 por cento observados no início da década. Para aproximar Portugal dos países da OCDE, nos quais esta percentagem se situa em média nos 79 por cento, revelam-se importantes as medidas de política adoptadas, como o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos e o reforço do apoio às famílias na educação dos filhos.

No que respeita ao item do investimento na educação, a despesa pública portuguesa em educação como percentagem do PIB foi de 3,7 por cento, valor superior à média observada nos países da OCDE (3,5 por cento). A percentagem da despesa corrente atingiu 98,1 por cento, enquanto nos países da OCDE a média se situou nos 92 por cento. Em Portugal, cerca de 80 por cento das despesas correntes respeitavam a salários, sendo de salientar que no topo da carreira os professores portugueses continuam a ser dos mais bem remunerados da União Europeia e da OCDE.

Quanto ao número de horas de instrução por ano durante a escolaridade obrigatória, no período abrangido pelo estudo, em Portugal os alunos com 15 anos tinham em média por ano 821 horas de instrução, enquanto a média dos países da OCDE era de 921 horas. Na faixa etária dos 12 aos 14 anos, a média em Portugal atingiu 880 horas de instrução, situando-se a média dos países da OCDE nas 892 horas. A relação altera-se no 1.º ciclo do ensino básico, no qual em Portugal a média de horas de instrução por ano, para os alunos com 7 e 8 anos, foi de 855, mais 86 horas, em média, do que nos países da OCDE (769 horas).

Em Portugal, país onde as turmas eram em média mais pequenas em todos os ciclos do ensino básico, nos 1.º e 2.º ciclos o número de alunos por turma era de 19,7, enquanto nos países da OCDE a média era de 21,4. No 3.º ciclo do ensino básico as turmas portuguesas tinham 22,3 alunos, enquanto os restantes países da OCDE registam em média 23,9 alunos por turma.

Em Portugal, existia um maior número de professores por aluno. Nos 1.º e 2.º ciclos, o número de alunos por professor era de 11,8, contrastando com os 16 alunos por professor nos países da OCDE. No 3.º ciclo, a relação era de 7,9 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor. No ensino secundário, Portugal apresentava um rácio de 8,4 alunos por professor, comparativamente com os países da OCDE em que esta relação era de 12,5 alunos por professor.

Para mais informações, consultar:



http://www.min-edu.pt

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo