Projecto «Stella» promove o bom ensino das ciências na Europa



Projecto promove as «boas práticas» no ensino das ciências
Projecto promove as «boas práticas» no ensino das ciências
Desenvolvido com o objectivo de contribuir para a melhoria do ensino das ciências, o projecto«Stella»nasceu no âmbito do«Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida» com o suporte da Comissão Europeia.

Em conversa com o «Ciência Hoje», Rafael Santos, Director de Serviços da Direcção Regional de Educação da Madeira, o parceiro português deste projecto europeu, explicou que o Stella funciona como “um catálogo de divulgação da cultura científica”.


A parceria do projecto «Stella» (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) inclui organizações públicas e privadas de vários países europeus. Além de Portugal participam a Alemanha, Bulgária, França e Itália.

O portal (www.stella-science.eu) é a base e o ponto de encontro do trabalho desenvolvido em cada uma das instituições. “Cada parceiro promove as iniciativas, sendo o portal a ponte entre acções promovidas”, esclarece Rafael Santos.

Todos os envolvidos no ensino das ciências podem aqui“partilhar, cooperar, comunicar e trocar ideias e experiências sobre metodologias de ensino e aprendizagem”.

A igualdade de género está contemplada no «Stella»
A igualdade de género está contemplada no «Stella»
O projecto “não se envolve directamente nas iniciativas”, apenas as divulga e“fornece ferramentas para ajudar os professores a desenvolverem-nas”. Disponibiliza, por exemplo, guiões-modelo para apresentações em power point, para a criação de blogues e de vídeos.

Boas práticas de ensino

Outra das valências do portal é a possibilidade que dá aos professores de puderem conhecer e colaborar com profissionais de outros países. Quer também contribuir para o conhecimento das políticas europeias nesta área.

A promoção da participação da mulher nas áreas científicas está igualmente contemplada no projecto. “Esta é uma das directrizes europeias para a igualdade de oportunidades de género”, explica. O item «Mulheres e Ciência» está disponível no site dentro da área das «Comunidades».

O «Stella» pretende ainda alargar os resultados do anterior projecto europeu GRID (Growing interest in the development of teaching science) enriquecendo e desenvolvendo o catálogo de«Boas Práticas» de ensino, já criado, e disseminando-o por toda a Europa.


http://www.cienciahoje.pt

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo