Professores replicam valores de cidadania

Os professores, através do seu sindicato, acabam de assumir um compromisso segundo o qual vão passar a adquirir e a transmitir conhecimento sobre os direitos e deveres de cidadania aos seus alunos com maior profundidade, um programa que na sua fase inicial vai abranger os distritos Um e Cinco na cidade de Maputo, Manhiça e Namaacha, na província do Maputo, e Milange e Alto Molócuè, na Zambézia.

Na cidade de Maputo o programa, sob o lema “A Educar Sou Cidadão”, foi lançado pelo respectivo Secretariado Provincial da Organização dos Professores, um evento igualmente testemunhado por quadros da Educação da capital do país.

O projecto estabelece, no quadro da iniciativa, o levantamento e criação de um banco de dados sobre a situação dos professores, apoio a 12 clubes da rapariga, capacitação de formadores provinciais e distritais, realização de seminários e debates a vários níveis.

De acordo com Álvaro Sitoe, secretário da ONP-Cidade de Maputo, o sector da Educação está preocupado com o comportamento de professores, uma vez que a maioria não assume o papel de serem os principais transmissores de valores sobre cidadania no seio das crianças.

Este facto, segundo a mesma fonte, resulta do facto dos professores não disporem de conhecimentos adequados sobre esta matéria, o que não deve continuar por mais tempo. É em resultado desta constatação que foi concebido o presente programa, que tem como horizonte a transformação do professor num verdadeiro “espelho” para as futuras gerações em matérias de direitos humanos, género, democracia, entre outras.

“Com este projecto pretendemos melhorar a qualidade de ensino e contribuir para o aumento do acesso e retenção da rapariga na escola, sensibilizar o professor para a sua participação na vida política e democrática de modo a promover o exercício de educação cívica”, sublinhou Álvaro Sitoe.

Falando na ocasião, Maria Cruz, coordenadora do Comité da Mulher e do Jovem na ONP (COMUJOPROF), afirmou que o “professor deve ser a semente que replica, por todo o pai, o conhecimento da cidadania, o que é possível tendo em conta a sua posição estratégica”.

COMUJOPROF é um instrumento de revitalização da ONP que irá trabalhar na emancipação da mulher e jovens trabalhadores de Educação e Cultura com vista ao seu maior envolvimento no desenvolvimento da sociedade.

De acordo com Maria Cruz, o projecto “A Educar Sou Cidadão” junta-se a um outro recentemente lançado denominada “A Brincar Sou Cidadão”. Este tem por objectivo transmitir, entre brincadeiras das crianças, conhecimento diversificado sobre os mais variados assuntos da vida.

Fonte: O Jornal de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo